Logo Folha de Candelária
Rural 04/07/2017 08:21
Por: Tiago Mairo Garcia

Instituto Crescer Legal forma primeira turma em Candelária

Solenidade foi realizada na tarde de terça, 27, no auditório da Acic

  • A primeira turma de Candelária formada pelo Instituto Crescer Legal
  • Diretor-Presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schunke, com os alunos em ato de encerramento - Fotos: Tiago Garcia - Folha
  • Iro Schunke: Tenho certeza que deste programa sairão futuros lideres
  • Iro Schunke elogiou turma de Candelária, a primeira formada pelo Instituto Crescer Legal
  • Schunke destacou avanços e projeta expansão do programa no futuro
  • O vice-prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger
  • Veloir Fürst, procurador do Ministério Público do Trabalho Jubilado, padrinho da turma
  • Cristiana Rehbein, educadora da turma de Candelária
  • Cristiana recebe presente entregue pelos alunos
  • Aline Schoroeder e Tauany Faber, oradoras da turma
  • A entrega dos certificados
  • A entrada dos formandos
  • A turma de Candelária com a Secretária de Educação, Esther Spengler, o vice-prefeito Nestor  e a presidente da Câmara, Cristina Rohde
  • A turma de formandos com o diretor-presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schunke e a educadora Cristiana Rehbein

Uma certificação para o futuro no interior. Em solenidade realizada na tarde da última terça, 27, no auditório da Acic, em Candelária, o Instituto Crescer Legal realizou a formatura da primeira turma de jovens aprendizes no município. A formatura contemplou 15 alunos concluintes do curso de “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, orientado pela educadora Cristiana Rehbein.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schunke, do vice-prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristina Rohde, demais vereadores, secretários municipais, lideranças, imprensa, representantes de entidades e familiares dos formandos. Os jovens receberam certificados entregues por Schunke. Após, teve início os discursos das oradoras da turma, educadora e padrinho. O vice-prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, destacou ter sido uma honra para o município receber a primeira turma de formandos do Instituto e pediu para cada jovem seguir as suas escolhas conforme as suas convicções. “Sigam as suas escolhas para ter uma vida profissional de sucesso”, disse Ellwanger. Último a se manifestar, o diretor presidente do Instituto, Iro Schunke, destacou a sua satisfação de ver a primeira turma de formandos do instituto sendo formada em Candelária, sua cidade natal. O diretor-presidente parabenizou os formandos pela conclusão do curso e destacou a força e a união para que os jovens possam ser futuros lideres no meio rural.

Os adolescentes que participaram do Programa de Aprendizagem Profissional Rural foram contratados como aprendizes e receberam bolsa de estudo e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Em Candelária, as empresas JTI, Philip Morris, Premium Tabacos e Universal Leaf Tabacosenvolveram-se no processo de contratação; em Vera Cruz, aAlliance One e a Philip Morris também cederam cotas de aprendizagem.Em Candelária, a Secretaria Municipal de Educação foi parceira da iniciativa viabilizada por meio de doações via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que acompanhou o projeto.

As aulas tiveram inicio no dia 09 de maio de 2016 na EMEF São Paulo, na Linha do Rio, sendo orientadas pela educadora Cristiana Rehbein. Os jovens entre 14 e 18 anos foram selecionados entre as famílias de produtores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal. O curso teve duração de 11 meses, com 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Toda a carga horária foi cumprida na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas. No programa das atividades estiveram o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os estudantes também desenvolveram trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e concluíram a aprendizagem com estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural.

Os Formandos de Candelária

Alice Jordana Alves, Aline Schroeder, Edilaine Scherer, Ezequiel Fernando Lopes, Gabriele Faber, Gustavo Fassbinder , Imae Caroline Melchior , Jackson Schroeder , Lucas Marcelo Maus , Rafael Augusto Gass, Renan Denis de Moura , Tauany Lyciane Faber, Vanessa Ferreira Beise, Vanusa Tatiane da Silveira e Vinícius de Moraes.

Iro Schunke destaca avanços e projeta expansão do programa

Em entrevista concedida a Folha após a solenidade, o diretor-presidente do Instituto Crescer Legal, o candelariense Iro Schunke, destacou que o programa foi criado como um piloto para oportunizar aos jovens rurais uma formação teórica e prática para atuação empreendedora e cidadã. “Este programa oportunizou aos jovens ter uma participação e abrir a visão deles para uma amplitude maior. O que eles aprenderam é relacionada a gestão e o empreendedorismo, onde eles são participantes do progresso do próprio programa. Estamos satisfeitos e pelos relatos a turma de Candelária entendeu muito bem o conceito. Tenho certeza que deste programa sairão futuros lideres”, disse o presidente.

Sobre o futuro do projeto, Schunke salientou que em 2018 será feita uma consolidação do programa, com ideia de expansão para outras regiões e outros estados. “Nosso projeto piloto foram em cinco municípios. No próximo ano estaremos fazendo uma consolidação do programa e repetiremos em alguns municípios e iniciando em outras cidades. Para o futuro queremos expandir para outras regiões e estados, mas primeiro precisamos consolidar. Estamos trabalhando com pés no chão e de forma consistente. Este programa oportuniza a eles para serem jovens aprendizes que alia jovem aprendiz e aprendizado e tenho certeza que terá mais sucesso no futuro”, finalizou o presidente.