Logo Folha de Candelária
Rural 31/03/2017 16:17
Por: Tiago Mairo Garcia

Colheita de soja chega aos 25% em Candelária

Expectativa é da produção obter média de 60 sacas por hectare no município

  • Colheita de soja está a todo vapor em candelária - Crédito: Adalton Siqueira - Agrican

Está a pleno vapor a colheita de soja da safra 2016/2017 em Candelária. Conforme dados repassados pelo engenheiro agrônomo Adalton Siqueira, da Agrican, a colheita iniciou há 15 dias. Como o tempo tem colaborado nesta semana, a colheita deve atingir 25%  neste final de semana. Ele confirmou que se não ocorrer nenhum evento climático, até o dia 15 de abril um total de 80% da área de 18 mil hectares plantados já estará colhida no município. 
Adalton destacou que chuvas registradas entre o final de dezembro e metade de janeiro prejudicaram o desenvolvimento da planta em terras baixas. Como o tempo afirmou, ele salienta que estas lavouras tiveram uma boa recuperação a partir de fevereiro. "O impacto de perdas nestas áreas será mínimo e não afetará no rendimento da atual safra", destacou.
Siqueira frisou que alguns produtores estão conseguindo obter uma média acima de 80 sacas por hectare na atual safra, porém a média geral em terras altas e variedades precoces está sendo de 70 por hectare. "Se continuar neste ritmo, a média geral da colheita no município deverá ser de 60 sacas por hectare, sendo média recorde se comparado com os anos anteriores", destacou Siqueira. 
Sobre a boa média de produtividade, o engenheiro agrônomo destaca que o clima colaborou e os produtores estão aderindo as novas tecnologias de insumos adequados, sementes de alta qualidade e manejo correto para o controle de pragas e doenças. O fator negativo desta safra está sendo o preço para comercialização da soja que neste ano está 20% abaixo do que na safra passada. "A queda do preço do dólar no Brasil e o aumento do estoque mundial de soja está gerando este impacto no mercado, que reflete diretamente no preço", frisou. A colheita deverá ser finalizada no final do mês de abril.