Logo Folha de Candelária
Rural 31/03/2017 16:19
Por: Tiago Mairo Garcia

Tabaco: agricultor antecipa semeadura em canteiros

Lucien Borstmann Pereira fez escolha para obter uma melhor formação das folhas. Afubra não aconselha procedimento devido à qualidade e produtividade não ser a mesma do período normal para plantio da safra

  • Lucien e Dienifer já realizaram a semeadura de tabaco nos canteiros. Produtor pretende realizar o transplante para a lavoura a partir de 15 de junho
  • Produtor foi um dos primeiros a iniciar plantio da safra de tabaco 2017/2018

Uma iniciativa inovadora. Com o objetivo de obter uma melhor formação da folha de tabaco, o jovem agricultor Lucien Bortsmann Pereira, 27 anos, decidiu antecipar a semeadura dos canteiros para a safra de tabaco 2017/2018. Na última semana ele deu início ao processo em sua propriedade na localidade de Linha Travessão, região serrana do município. Ao lado da esposa, Dienifer Bortsmann Pereira, 24 anos, o agricultor pretende realizar, a partir do dia 15 de junho, o plantio de 50 mil pés em uma área de 13,5 hectares.
Como a semeadura dos canteiros tem início previsto para o mês de maio, o agricultor justifica que teve a ideia de antecipar no ano passado, ao realizar o plantio na lavoura no dia 15 de julho. Como a planta se desenvolveu bem na safra 2016/2017, ele finalizou a colheita em dezembro e, no final do mês de janeiro, já havia comercializado toda a safra, com a média de preço de R$ 140 por arroba.  
Como obteve bons rendimentos, Lucien decidiu antecipar o processo para a próxima safra. O agricultor acredita que a antecipação da semeadura irá gerar uma melhor formação das folhas. "O tabaco no cedo tem uma folha maior e mais grossa. No tarde já não tem a mesma qualidade", salientou ele. Se tudo transcorrer dentro da normalidade, o agricultor informou que irá iniciar o transplante para a lavoura no dia 15 de junho, com 30 dias de antecedência em relação à última safra e finalizar a colheita até o dia 10 de dezembro.
Para a próxima safra, o agricultor destacou que irá utilizar a semente PVH 2343 da Profigen, considerada uma qualidade nova de tabaco disponível para os produtores. "Estou arriscando esta semente por ser uma qualidade mais resistente às intempéries do tempo e que se adapta em qualquer solo", frisou o produtor. 
EXCEÇÕES - Ouvido pela reportagem, o coordenador de mutualidade da Afubra, Carlos Loewe, destacou que os produtores que estão antecipando a semeadura são consideradas exceções e estão sendo incluídos no fumo safrinha. Ele frisou que o processo não é o ideal no momento. "O certo é realizar a semeadura em maio. Quem arrisca agora é uma loteria, pois pode ocorrer geadas intensas devido ao frio que não deixa o tabaco crescer, sendo mais difícil de se produzir um tabaco com qualidade e produtividade. Semear agora não é o ideal", frisou ele. 
Sobre a comercialização da safra de tabaco 2016/2017, Loewe destacou que algumas empresas concederam um aumento entre 7% e 7,5% em algumas classificações e outras estão mantendo os valores de 2016. Ele sugere que os produtores busquem orientações com os seus orientadores para se obter uma boa negociação para a venda do produto. "Sempre é bom pedir o auxílio para o orientador e trocar ideias com estes profissionais, pois eles sabem como está a comercialização da empresa", finalizou o coordenador.