Logo Folha de Candelária
Geral 16/08/2017 12:14
Por: Diego Foppa

Temporal causa estragos em Novo Cabrais

Localidades de Cortado e Linha São João foram as mais afetadas

  • Galpão de Maria Oliva de Souza Maia não aguentaram o temporal e sofreram danos
  • Na Linha do Rio, Bombeiros Voluntários de Candelária removeram uma árvore que estava caída na pista (Foto: Arzélio Strassburger)
  • Mercado Cerentini teve toldo arrancado
  • Casa de Maria Oliva de Souza Maia também não aguentou o temporal e sofreu danos (Fotos: Cristiano Silva)

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça, 8, causou estragos em Novo Cabrais. Por volta das 4h15, rajadas de vento destelharam casas e deixaram muitos danos em Novo Cabrais. As localidades de Cortado e Linha São João foram as mais atingidas. O pavilhão do morador Ildo Cerentini, na Linha São João, revestido de concreto e com ferragens, foi totalmente destruído pelo que os moradores acreditam ter sido um tufão.

O Mercado Cerentini, na mesma localidade, teve seu toldo arrancado. Já as duas residências da família Maia, também na localidade, foram danificadas. Enquanto a casa principal teve o seu telhado arrancado, a casa antiga de concreto que armazenava alimentos e objetos pessoais da família foi totalmente destruída pelo temporal. Diversas árvores também foram arrancadas pelos fortes ventos, e coberturas de fornos de fumo e paredes de diversas casas também sofreram estragos. A localidade de Potreirinho também registrou casos de danos. “Uma árvore caiu numa sanga próxima a um bueiro e será necessário retirar antes de novas chuvas para evitar maiores transtornos“, destacou o funcionário da secretaria de Obras, Claudio Lovato.

PREFEITURA SE COMPROMETE A AJUDAR - Cientes da situação, nas primeiras horas da manhã o prefeito André de Lacerda e o vice-prefeito Larri Schoenfeldt se deslocaram cada um com uma equipe da prefeitura até a localidade de Cortado para avaliar os estragos e ajudar os moradores. “É preocupante a situação. Já nos colocamos à disposição dos moradores para ajudar na limpeza e na reconstrução de suas residências”, destacou o prefeito. Na tarde de terça, o vice-prefeito Larri está acompanhando o andamento do trabalho nos locais atingidos. (Com informações de Cristiano Silva - AI de Novo Cabrais)

Em Candelária, Bombeiros Voluntários distribuíram 300m² de lona

O temporal também deixou estragos em Candelária. Desde as 4h os Bombeiros Voluntários de Candelária atenderam sete chamados por destelhamentos em residências, sendo a maioria deles no bairro Marilene. Ao todo, 300 m² de lona foram distribuídos para auxiliar as famílias que tiveram suas residências afetadas. “Demos prioridade para destelhamentos e desobstrução de vias”, salientou o bombeiro voluntário Arzélio Strassburger. No início da manhã, a corporação ainda removeu uma árvore caída na VRS-858, na localidade de Linha do Rio.

ESTADO – Ao menos 100 mil pessoas estão sem energia elétrica na área de abrangência da RGE Sul. Conforme relatado pela empresa no Twitter, os locais mais atingidos são as regiões Central, Vales, Fronteira e Metropolitana.