Logo Folha de Candelária
Esporte 15/07/2017 18:48
Por: Tiago Mairo Garcia

Douglas Friedrich é destaque nacional após vitória do Avaí sobre o Grêmio

Goleiro candelariense fez grandes defesas e foi o melhor jogador na vitória dos catarinenses por 2 a 0 sobre o tricolor na Arena, em Porto Alegre

  • Douglas Friedrich esteve em Candelária na manhã desta segunda, 10, para rever familiares - Crédito: Tiago Mairo Garcia - Folha de Candelária
  • Goleiro candelariense foi o principal destaque na vitória do Avaí sobre o Grêmio - Crédito: Divulgação

O dia em que um jovem goleiro candelariense parou um dos melhores ataques do país. Na tarde de domingo, 9, Douglas Friedrich, goleiro do Avaí, vivenciou um momento especial e único na sua carreira ao ser o principal destaque na vitória da equipe catarinense por 2 a 0 sobre o Grêmio, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Na partida, Douglas realizou sete defesas dificeis. O candelariense ainda defendeu um pênalti cobrado pelo lateral Edilson, do Grêmio, no segundo tempo. Nos contra-ataques, o Avaí foi mais eficiente e com gols de Simeão e Junior Dutra, consolidou a vitória por 2 a 0 sobre os gaúchos, sendo a primeira vez que o Leão da Ilha venceu o tricolor gaúcho em Porto Alegre.  A grande atuação de Douglas Friedrich rendeu a ele o prêmio de melhor jogador da partida pelas principais rádios que transmitiram a partida. Em nivel nacional, o goleiro candelariense foi bastante elogiado pelos principais programas de debate esportivo após as rodadas. Nos gols do Fantástico, o goleiro que faz três defesas dificeis, escolhe um filme e o candelariense escolheu o filme "O Último Homem", que retrata a luta de um homem que salva os seus companheiros feridos em uma guerra e no Cartola, o candelariense foi novamente o mito da rodada com 33 pontos somados, entrando no top 10 dos maiores pontuadores da história do fantasy game do Globo Esporte. Em entrevista para a imprensa após a partida, Douglas relatou que esta foi a melhor partida em toda a carreira. "Creio que sim, pela grandeza, o momento e o ataque do Grêmio, foi a melhor partida da minha carreira. Foi mais uma partida que a gente soube sofrer, suportar a pressão e aproveitar o desgaste do adversário", disse o candelariense, que foi o jogador mais assediado pelos jornalistas após a partida.

Na manhã desta segunda, 10, Douglas Friedrich esteve em Candelária, onde aproveitou para rever familiares e conceder entrevista para a imprensa local. Ainda hoje o atleta retorna para Florianópolis para se reapresentar ao Avaí. O próximo jogo do Avaí e de Douglas pelo Campeonato Brasileiro acontece na próxima quinta, 13, contra o Coritiba, às 21h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, com transmissão do canal Premiere.

HISTÓRICO - Natural de Candelária, Douglas Alan Schuch Friedrich tem uma bonita história de vida e de superação através do futebol. Na infância, o goleiro era gandula do Esporte Clube Ouro Verde, de Linha Bernardino, nos jogos do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Seus primeiros jogos como goleiro no município foram na disputa da modalidade futebol de campo nas Olimpiadas Estudantis defendendo as equipes da Escola Municipal Christiano Afonso Graeff  e do Colégio Medianeira. Também ingressou nas categorias de base do Grêmio Esportivo Juventude, agremiação pela qual disputou os primeiros jogos em âmbito estadual e do Clube Atlético Candelariense, time em que atuou por um ano. 

Com o objetivo de seguir carreira no futebol, o goleiro deixou Candelária e se transferiu para o Galo Adap, de Maringá, no Paraná. Na equipe paranaense, o goleiro descobriu um câncer e precisou se ausentar do futebol para realizar o tratamento. Após se recuperar, voltou a atuar e logo se transferiu para o futebol do Irã, onde atuou por duas temporadas no Sanat, de Abaddan. Ao retornar para o Brasil, defendeu o Capivariano, de São Paulo, Caxias, no Rio Grande do Sul, e Bragantino, de São Paulo, até chegar ao Corinthians em 2016. Com pouco espaço na tradicional equipe paulista, foi emprestado ao Grêmio, mas acabou sofrendo com uma lesão no tendão patelar do joelho, que o fez retornar para a equipe paulista para realizar o tratamento. Em 2017, foi emprestado ao Avaí. No primeiro semestre esteve na reserva do goleiro Mauricio Koslinski e atuou em partidas pela Copa da Primeira Liga e do Campeonato Catarinense. O candelariense assumiu a titularidade no gol do Avaí na partida contra o Botafogo, sendo o destaque na vitória dos catarinenses por 2 a 0 sobre os cariocas no Rio de Janeiro. Douglas também se destacou no empate em 0 a 0 do Avaí com a Ponte Preta, em partida disputada em Santa Catarina. Confira na versão impressa da Folha na próxima sexta, 14, a entrevista com o goleiro candelariense.