Logo Folha de Candelária
Geral 20/04/2017 15:13
Por: Tiago Mairo Garcia

Dom Aloisio Dilli visita Candelária

Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul esteve no município conhecendo a estrutura da Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Em visita oficial realizada na tarde da última terça, 18, o Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloisio Alberto Dilli, esteve na cidade para conhecer a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, uma das 51 paróquias que integram a Diocese. A programação iniciou às 14h30, com a recepção e apresentação a Dom Aloísio da infraestrutura da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Após, Dom Aloisio concedeu entrevista para as rádios e jornais locais, seguido de encontro com os funcionários e diáconos da paróquia. A visita foi encerrada com um encontro com a direção do Colégio Medianeira, seguido de uma confraternização. 
Em entrevista coletiva para a imprensa escrita, Dom Aloisio Dilli se apresentou para a comunidade como um bispo de origem franciscana, autodenominando-se como um homem de  características simples. Natural de Poço das Antas, no Vale do Taquari, Dom Aloisio integra a Ordem dos Frades Menores. No dia 27 de junho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou como Bispo da Diocese de Uruguaiana, função que exerceu até 2016. No dia 13 de julho de 2016, Dom Aloisio Dilli foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. 
Dilli destacou que veio a Candelária para conhecer a Paróquia e ter o seu primeiro contato com a população através dos meios de comunicação. Dom Dilli destacou a importância da igreja dialogar e ir ao encontro das pessoas. "Precisamos ensinar e preparar as pessoas para serem cristãs e nos tornar uma igreja samaritana, que vai ajudar ao próximo e auxiliar os que mais precisam da nossa presença", destacou o Bispo.
Dom Dilli destacou a união das religiões e que todos devem trabalhar juntos como irmãos para se viver de forma unida na sociedade. "Estamos vivendo momentos difíceis na história da humanidade, com conflitos que estão destruindo a felicidade, a convivência humana. Peço desculpas às crianças e aos jovens por não estar apresentando um mundo digno para eles. Que eles não desanimem e busquem novos caminhos. O Papa Bento XVI disse para a Europa que quem tem fé tem futuro. Quem olha para a vida, para Jesus Cristo, aprende a ter valores. Na Semana Santa vimos que Jesus Cristo deu a vida para salvar a humanidade. É o amor que vai salvar a humanidade para que tenhamos uma vida plena com fé, esperança e perspectiva de futuro", salientou ele.
O Bispo destacou que as pessoas precisam cuidar da natureza com ações simples do dia a dia e serem mais fraternas com o próximo. Ao finalizar, Dom Dilli elogiou Candelária e a receptividade que teve no município. "Tive uma impressão positiva, me senti em casa, uma cidade com natureza bonita, uma cidade bastante limpa, com verde, flores e cuidada. Isso me trouxe alegria e me senti bem nesse ambiente. Fui muito bem acolhido pelas pessoas do município, recebendo a hospitalidade e um sentimento de receber bem ao próximo. Parabéns aos candelarienses", finalizou o bispo.