Logo Folha de Candelária
Política 12/07/2024 11:30
Por: Diego Foppa

As movimentações políticas a poucos dias das convenções

Calendário para as eleições municipais de 6 de outubro marca, para o período entre 20 de julho a 5 de agosto, o prazo para os partidos realizarem as convenções para definir as coligações e escolher os candidatos

O calendário para as eleições municipais de 6 de outubro marca, para o período entre 20 de julho a 5 de agosto, o prazo para os partidos realizarem as convenções para definir as coligações e escolher os candidatos que irão participar do pleito. As convenções são aguardadas com expectativa no ambiente político de Candelária, à medida que prometem oficializar o que já está acordado e o que é, por enquanto, especulação. Conforme já divulgado anteriormente pela Folha, o P (Progressistas), o MDB, o PL e o PSDB estão alinhados em torno de uma coligação e das pré-candidaturas de Nestor Ellwanger (Rim) a prefeito e de Cristiano Becker a vice-prefeito. As siglas pretendem, inclusive, realizar as convenções de forma conjunta no próximo dia 21 de julho, na Câmara Municipal.
Diferente de eleições passadas, quando nessa época já se conheciam os possíveis participantes da eleição para prefeito, neste ano não há ainda uma certeza em torno da candidatura de oposição. Durante a semana, cresceu nos bastidores a possibilidade do PSB lançar o nome do ex-prefeito Paulo Butzge para disputar o cargo de prefeito. Neste caso, o partido também teria que escolher entre os filiados um nome para concorrer a vice. Os nomes especulados estão entre os que estão na relação do partido para disputar uma vaga na Câmara Municipal. Não se sabe, ainda, a data da convenção partidária do PSB. No entanto, como o prazo final é o dia 5 de agosto, em poucos dias o cenário eleitoral local estará definido, quando serão conhecidos os candidatos a prefeito, vice e para a Câmara Municipal.