Por: Odete Jochims
Secretária estadual de Saúde visita Hospital de Candelária
Arita Bergmann veio pessoalmente agradecer o esforço da casa de saúde em acolher as gestantes de mais sete municípios do centro-serra
A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, cumpriu na sexta, 9, uma agenda de visitas ao Vale do Rio Pardo. No Vale do Sol, ela assinou um repasse de R$ 2,2 milhões para os hospitais de Vale do Sol, Vera Cruz e Monte Alverne. O recurso faz parte de um aporte de cerca de R$ 39 milhões para obras e equipamentos destinados aos hospitais de pequeno porte pelo governo estadual, através do Programa Avançar. O roteiro da secretária incluiu Candelária, sendo recebida no final da tarde, no Hospital Candelária, pelo prefeito Nestor Ellwanger (Rim), a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, os diretores administrativos, Lairton Kuhn e Júlio Steffanello, o presidente da Sociedade Beneficente Hospital Candelária, Romi Ávila Hugo, entre outras lideranças locais.
Na oportunidade, o prefeito Rim agradeceu a visita da secretária Arita, enaltecendo o empenho do governo estadual na melhoria da saúde pública, lembrando que a saúde é o maior patrimônio do ser humano. Em sua fala, Arita Bergmann declarou que a vinda a Candelária tem um significado muito especial. Agradeceu ao prefeito pela liderança e o compromisso demonstrados com a área da saúde, juntamente com a secretária Grazieli. Afirmou que não poderia passar pela região sem vir pessoalmente ao município para agradecer o esforço do Hospital Candelária e de suas lideranças em acolher as gestantes da região. A manifestação de gratidão lembrou a referência macrorregional em partos assumida pelo hospital em agosto do ano passado, após o Hospital de Arroio de Arroio do Tigre não conseguir atender as exigências para seguir atendendo as demandas. A casa de saúde local, que já era responsável pela demanda de partos de Herveiras e Vale do Sol, tornou-se referência também para os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo e Sobradinho. A secretária disse não ter palavras para agradecer o que as equipes diretivas e técnicas do Hospital Candelária fizeram em favor da saúde da região e do estado. Acompanharam a secretária Arita na visita ao hospital, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, o diretor da Ageplan (Assessoria de Gestão e Planejamento), Péricles Nunes, e a coordenadora Mariluci Reis, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.