Logo Folha de Candelária
Geral 28/09/2018 15:37
Por: Tiago Mairo Garcia

Energia Solar: uma nova opção para economizar na conta de luz

Acadêmico em engenharia elétrica Ricardo de Vargas explica sobre o novo modelo que vem sendo implantado nas residências em Candelária

  • Com o objetivo de reduzir o custo com a conta de luz, moradores estão instalando o Sistema de energia solar fotovoltaico na área urbana de Candelár
  • Acadêmico em Engenharia Elétrica, Ricardo de Vargas destacou que placas solares tem garantia de eficiência de 25 anos na geração de energia solar
  • O sistema de placas instalado em uma das residências
  • Modelo gera economia de até 95% na conta de luz

Conta de luz. A cada mês um valor diferente para o consumidor pagar. Em alguns períodos com valores elevados pelo excesso de consumo e em outros motivados por reajustes realizados pelas concessionárias de energia. Uma conta fixa que está inserida no nosso dia a dia, pois dependemos da energia elétrica para as mais diversas atividades, seja em casa ou no trabalho. Diante deste contexto, o mercado já começa a oferecer formas para o consumidor economizar. Um destes meios é a implantação da energia solar fotovoltaica em residências e empresas, um modelo que chega para gerar energia elétrica de forma econômica e sustentável. 

Em Candelária, um jovem empreendedor vem se consolidando no mercado com a instalação deste novo modelo. Estudante do curso de engenharia elétrica pela Unisc, o candelariense Ricardo de Vargas, 23 anos, já está trabalhando neste segmento no município. Proprietário da Módulo Soluções em Engenharia, ele destaca que a empresa vem desenvolvendo os mais variados projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica para residências e empresas.

O acadêmico explica que a energia solar fotovoltaica é totalmente sustentável e econômica. Para realizar a implantação do sistema, Vargas frisa que é feito um estudo da conta de luz atualizada para se avaliar o consumo de energia e realizar uma comparação de viabilidade com o novo sistema. Finalizado este estudo, são instaladas as placas solares no telhado, seguido de um quadro de disjuntores de corrente contínua que as placas geram e de um inversor que inverte a corrente contínua para alternada e joga de volta na rede a energia elétrica, criando créditos para o cliente usar à noite e em dias chuvosos. "Essas placas irão gerar uma energia que será devolvida para a rede da concessionária de energia elétrica e que acaba criando créditos para consumir futuramente. Esse sistema gera uma economia de até 95%, sendo cobrada a taxa mínima de manutenção na conta de luz durante alguns meses", destaca. Vargas frisa que é necessário o projeto ser aprovado com prazo de até 90 dias e o local ser vistoriado pela concessionária de energia elétrica conforme as normas estabelecidas pela legislação para que seja feita a troca do medidor para um medidor bidirecional. "A partir daí, o sistema fica ligado 24 horas por dia", destacou.

Devido aos frequentes aumentos na conta de luz, o acadêmico frisou que várias pessoas têm buscado informações sobre a implantação do sistema. Sobre os custos, ele destaca que hoje o sistema se paga em até quatro anos, com garantia de eficiência de 25 anos das placas solares. "Com o aumento dos valores do kilowatt/hora, as pessoas estão gastando muito mais e consumindo a mesma coisa. Hoje o sistema está se pagando muito mais rápido devido ao aumento da conta de luz", disse ele.

Sobre o mercado de energia solar, Vargas destacou que pesquisas apontam o Brasil como melhor aproveitamento solar e salientou que o país vem crescendo nos últimos anos neste segmento. "É um mercado que vai crescer muito no Brasil. Hoje, apenas em média 1% das casas geram energia solar e 99% está carente disso. O país tem muito potencial, e a expectativa é de que até 2030 até 30% das casas do país estejam com energia solar", finalizou.

Saiba mais

Quem quiser maiores informações sobre o sistema de energia solar fotovoltaica pode se dirigir até a Modulo Soluções em Engenharia, localizada na rua Perceval Martin, 147, ou pelo telefone (51) 9 8134 - 8230 com Ricardo de Vargas.