Logo Folha de Candelária
Geral 06/09/2020 04:54
Por: Luciano Mallmann

Livraria Literato Cande: a evolução sempre passa pelos livros

Criada recentemente por iniciativa de Lauro Gomes, livraria disponibiliza vasto catálogo a pronta-entrega e por encomenda

Em tempos em que redes sociais e tecnologia ditam modos de pensar e comportamentos obedecidos em massa, sem qualquer questionamento, a leitura continua sendo – talvez hoje mais do que nunca – um ato de transgressão. E a atitude de buscar conhecer um pouco mais do que o mínimo necessário ou usual, querendo-se ou não, sempre terá no livro, como objeto físico ou não, o maior aliado. Levando em consideração o fato de que o conhecimento é um universo praticamente infinito, cada leitor possui a liberdade, bem como o privilégio, de nele ser o autor particular da própria jornada nos diferentes ramos do conhecimento. Tendo isso em mente, o funcionário público Lauro Gomes, conhecido dos candelarienses pelo seu trabalho na secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Candelária, transgrediu ao oportunizar aos leitores candelarienses o acesso a esse importante e raro objeto: o livro. A Livraria Literato Cande, sediada na Av. Pereira Rego, 1470, apartamento 01, começou a ser pensada ainda no ano de 2013, quando, juntamente com a amiga e colega Fabiana Regina Faber, recebia sugestões de parceria do livreiro, escritor e agente literário Pedro Paulo Graczki de abrir uma livraria em Candelária. O empreendimento adquiriu uma forma mais definida quando, em julho, Pedro sugeriu a ideia de fornecer alguns livros, vendendo através das redes sociais.

E o que era sonho se converteu em realidade: Lauro aceitou a ideia, criando a empresa. A comunidade candelariense abraçou a causa, passando logo a comprar em uma ótima quantidade. Segundo Lauro, a comunidade local gosta de ler e não tinha a opção da diversidade que a Literato Cande oferece, com preços acessíveis e pronta entrega. Hoje, a livraria possui aproximadamente 900 volumes, com valores que variam entre R$ 1,50 e R$ 100. Pelo fato de tratar-se de um e-commerce, inúmeros títulos estão disponíveis para encomenda, possuindo também em seu catálogo os mais diversos títulos para pronta-entrega, destinados a todas as faixas etárias. Entre os gêneros, constam os infantis, romances, obras espíritas, autoajuda, saúde mental, empoderamento feminino, infantojuvenil, literatura gaúcha, paleontologia, clássicos, entre outros.

Entre os títulos mais vendidos, Lauro comenta a grande aceitação da literatura de autoajuda, bem como romances e obras espíritas. Entre os clientes atendidos, estão a Biblioteca Pública de Novo Cabrais, que fez uma aquisição de livros sobre saúde mental e de autoajuda. Além disso, constam ainda envios para Cerro Branco e Santa Cruz do Sul, além uma leitora candelariense residente em Santa Catarina.

Sobre a necessidade de ler nos dias de hoje, Lauro acredita que ler é algo atemporal: “O livro é a forma mais direta de levar conhecimento para gerações futuras. Ler é fundamental para a evolução humana, para a construção de uma sociedade mais justa. E também para perpetuar nosso legado enquanto homens e mulheres. Ler supera preconceitos”, afirma.

A equipe da Livraria Literato Cande é formada, além de Lauro Gomes (gerente comercial), Fátima Adriane da Silva (gerente financeira), Paula Porto (gerente de marketing) e Maria Marlene da Silva (vendedora).

Sobre a dimensão do papel dos livros na vida de cada um, vale sempre lembrar as palavras da grande escritora romena Herta Müller dirigidas à Academia Sueca, no ano de 2009, em agradecimento pelo recebimento do Nobel de Literatura: “A literatura fala com cada um individualmente – ela é propriedade privada que permanece na cabeça. Nada mais fala de maneira tão incisiva conosco que um livro. E não espera nada em troca, exceto que pensamos e sintamos”.