Logo Folha de Candelária
Geral 22/10/2021 10:47
Por: Odete Jochims

Saúde inaugura Centro Municipal de Vacinação

Novo espaço, em frente à Farmácia Municipal, vai centralizar imunização contra a covid-19 e o calendário vacinal regular

A partir das 8h desta segunda, 25, Candelária passa a contar com um Centro Municipal de Vacinação, que irá funcionar na rua 25 de agosto, em frente ao PAM Central e no mesmo prédio da Farmácia Municipal. Para a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, o novo espaço representa um avanço importante para a saúde pública do município, planejado para atender a população de forma mais adequada. “É a concretização de um sonho, pois é um espaço novo, pensado unicamente para a vacinação, tanto de campanhas como a da covid-19, como as do calendário vacinal regular”, ressaltou. Com a inauguração do centro, a Casa de Cultura Marco Mallmann deixará de ser usada para a imunização contra a covid-19. Este sábado, 23, até o meio-dia, marcará a despedida da Casa de Cultura como espaço destinado à vacinação.
A secretária Grazieli agradeceu a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte pela cedência do espaço desde o início da pandemia, lembrando que a partir da expectativa de retorno gradual das atividades, é importante que a Casa de Cultura retome sua finalidade original como uma referência cultural do município. Além disso, ela argumentou que o espaço de vacinação que o município mantinha nos fundos do PAM Central funcionava ao lado da área de pediatria. “A sala de espera dos dois ambientes eram comum e, por isso, era importante separá-los”, observou. Além disso, o novo espaço terá uma estrutura melhor adaptada e equipada para a finalidade, diferente, por exemplo, do que ocorria na Casa de Cultura. A secretária ainda destacou que a centralização da vacinação irá trazer uma melhor otimização das equipes, considerando ainda haver uma carência de pessoal na saúde. Por fim, Grazieli também lembrou que, conforme as previsões de especialistas, a vacinação contra a covid-19 será incorporada à rotina da população ainda por bastante tempo, realidade que exige uma melhor estruturação para manter esse serviço público.