Logo Folha de Candelária
Geral 04/08/2024 11:01
Por: Odete Jochims

“Kit Esperança” A iniciativa do Rotary Club para a (re)construção

Em maio deste ano, a co munidade de Candelá ria enfrentou uma situação devastadora causada pelas enchentes, afetando a vida de muitos moradores. E em meio ao desastre que abalou o estado inteiro, a comunidade candelariense se mobilizou para ajudar os afetados no município. Dentre as organizações que contribuíram para o trabalho voluntário, é possível destacar o trabalho do Rotary Club Candelária.

Logo após o desastre, os “rotarianos”, como são conhecidos “Kit Esperança” A iniciativa do Rotary Club para a (re)construção os participantes do Rotary Club, se uniram para fornecer cerca de duas mil refeições para as pessoas que foram abrigadas no ginásio do Colégio Medianeira. Além disso, caminhoneiros paralisados na RSC-287, servidores e voluntários que passaram pelo abrigo também foram contemplados com refeições quentes preparadas pelo grupo.

Em meio a tempos tão difíceis, o Rotary Club de Candelária também lançou o projeto "Kit Esperança", inspirado pelo “Lema Rotário 2023/2024 – “Crie Esperança no Mundo”. O objetivo foi fornecer móveis, utensílios, produtos de higiene e alimentos para as pessoas que perderam tudo, com foco nos moradores das áreas rurais, que enfrentaram dificuldades para acessar as campanhas de doações.

Graças a parcerias locais, foram montados 110 kits, cada um contendo: fogão a gás com botijão; mesa com quatro cadeiras; balcão com pia; cobertores; roupas e calçados; panelas, talheres e pratos; produtos de limpeza e higiene; além de mantimentos. Todos os itens foram adquiridos no comércio local, com o intuito de fortalecer a economia da região em meio ao cenário de adversidade. A entrega dos kits foi realizada por uma caravana de voluntários, que enfrentaram estradas difíceis e condições adversas. Segundo os voluntários, o encontro com os afetados foi marcado por emoções fortes, com relatos de perdas, medos e gratidão. Com a iniciativa, a solidariedade demonstrada pelo Rotary Club e seus parceiros trouxe um alívio significativo para muitas famílias.

Segundo o rotariano Marcos Escobar, o trabalho voluntário é duplamente gratificante. “Esse tipo de ação faz, ao mesmo tempo, bem ao próximo e a nós mesmos, às nossas almas”, pontua. Além dos membros do Rotary Club Candelária, a ação também contou com a contribuição de familiares de rotarianos; o Distrito 4680; o Rotaract de Santa Cruz do Sul; a Casa da Amizade; o artista Badin, o Colono; os Bombeiros Voluntários de Candelária; Postos Betrin; amigos dos candelarienses Luis Eduardo Doebber e Giulia Mundstock, que moram na Austrália; amigos voluntários de Dom Pedrito; pessoas e empresas que dispuseram de seu tempo para doar voluntariamente recursos financeiros, colaboradores, veículos, alimentos, roupas e demais donativos.

A iniciativa "Kit Esperança" do Rotary Club de Candelária renovou o espírito comunitário e a esperança em tempos de adversidade. A dedicação dos rotarianos e parceiros, enfrentando desafios logísticos e emocionais, reforça a importância do voluntariado e da empatia, mostrando que, mesmo em meio à calamidade, a união e a compaixão podem criar um impacto duradouro e positivo.