Logo Folha de Candelária
Geral 24/08/2018 10:56
Por: Luciano Mallmann

Tenha mais qualidade de vida através da cirurgia refrativa personalizada

Quem depende de óculos para ter uma visão com nitidez talvez tenha se acostumado, por hábito, ao seu uso contínuo, mas não sabe que é perfeitamente possível levar uma vida mais livre sem depender desse uso constante. Namorar, praticar esportes ou mesmo algo mais prosaico, como o próprio ato de tomar banho, são coisas perfeitamente possíveis sem a necessidade do uso dos óculos - e sem perder tampouco a nitidez da visão. Isso se tornou possível através da cirurgia refrativa, indicada para problemas tais como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A cirurgia é acessível praticamente a qualquer pessoa portadora dos vícios de visão acima mencionados. A cirurgia refrativa consiste num procedimento cirúrgico que visa à mudança da refração dos olhos e correção dos vícios de visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
 

O QUE É - Da mesma maneira como duas pessoas com o mesmo peso não têm o mesmo biotipo, dois olhos com o mesmo vício de refração (em geral chamados graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo) não serão necessariamente iguais em relação a outros parâmetros oculares, tais como curvatura ou comprimento. Mesmo considerando sua alta tecnologia, a cirurgia refrativa corrige os graus sem levar em conta o fator individual dos olhos. Já a cirurgia refrativa personalizada não se restringe apenas à correção de refração. Ela avalia também as características individuais de cada olho para a programação cirúrgica específica.
Os diferentes procedimentos dependerão de cada indicação cirúrgica. Pode ser usado, por exemplo, o excimer laser com suas duas modalidades (PRK ou Lasik), ou ainda o implante de lentes intraoculares. Através do PRK, o laser é aplicado diretamente na superfície da córnea, sendo a recuperação visual um pouco mais lenta que o Lasik. Este consiste numa delaminação da córnea e aplicação de laser no seu interior. O implante de lentes intraoculares é indicado em casos em que a córnea não possui condições para a cirurgia refrativa.


COMO PROCEDER - Os interessados nesses benefícios podem marcar consultas no Instituto de Oftalmologia de Cachoeira do Sul ou no Centro de Oftalmologia, em Candelária, onde o atendimento é feito pelos melhores especialistas da região. O Instituto de Oftalmologia de Cachoeira do Sul, além disso, dispõe de infraestrutura completa e alta tecnologia.


OS ESPECIALISTAS - Atendem, tanto em Cachoeira como em Candelária, os oftalmologistas Rodrigo dos Santos Coelho, Gilson Jung, Adelar Breitenbach e Rodrigo Previdello Carrion. Segundo o Dr. Carrion, em entrevista à Folha, "o objetivo é deixar o paciente livre do uso de óculos, sem perder em qualidade". O que, obviamente, implica em aumento de qualidade de vida.


ONDE - Para cirurgias, exames e consultas, em Cachoeira do Sul, Rua Isidoro Neves da Fontoura, 164, fones 51 3723 1169 ou 9 9666 9662. Em Candelária, exames e consultas podem ser feitos na Rua Marechal Deodoro, 1001, fones 51 3743 1060 ou 9 9701 3886.