Logo Folha de Candelária
Geral 05/05/2022 14:51
Por: Redação

Fórum reuniu municípios da região para debater inclusão na UNISC

Comitiva candelariense contou com representantes da APAE e das Secretarias de Educação e Assistência Social

  • Comitiva candelariense esteve presente no evento organizado pela FADERS
  • Cerca de 250 pessoas comparecerem ao Anfiteatro da UNISC para acompanhar os debates

Na ultima sexta, 29, foi realizado o Fórum Permanente Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) e Pessoas com Altas Habilidades (PcAH) do RS, no Anfiteatro da UNISC, em Santa Cruz do Sul. Foi a primeira edição presencial do evento desde o início da pandemia da covid-19. O evento foi organizado pela FADERS Acessibilidade e Inclusão e contou com representantes de 21 dos 23 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo.

Na ocasião, o município de Candelária esteve representado pela Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Carla Martin Goelzer e da pedagoga Gislaine Priebe; pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através da advogada do CREAS Cuidar, Jaqueline Macedo, e da Psicóloga do CRAS Aconchego, Graziele Mahl; e também pela APAE, por meio da pedagoga Ana Cristina da Silva e Andressa Padilha.

No período da manhã, cada município apresentou seu diagnóstico sobre acessibilidade e inclusão. À tarde, foram ofertadas oficinas com temas que abrangem saúde, assistência social, educação e APAEs. Segundo a secretária de Educação Carla Martin Goelzer, o evento foi muito bem organizado. “Trata-se de uma grande oportunidade para que os municípios da região exponham a realidade de suas políticas públicas. Foi um momento importante para a realização de ouvidorias e trocas na área da inclusão social”, conclui.