Logo Folha de Candelária
Rural 31/03/2017 14:51
Por: Tiago Mairo Garcia

Granol cede unidades para cooperativas receberem grãos

Coagrisol será responsável para receber a safra nas unidades do Pinheiro e Capão do Valo

Um negócio envolvendo a empresa Granol e cooperativas agrícolas levantou o rumor de que a tradicional empresa cachoeirense estaria fechando as portas. Em contato com a Folha, a coordenadora responsável pelo Departamento de Marketing da Granol, Bárbara Odoki, confirmou que a empresa está prestando serviços de armazenagem utilizando sua equipe e sua estrutura em 10 regionais localizadas em Candelária, Sobradinho, Santa Cruz do Sul, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Augusto Pestana, Novo Cabrais e Pantano Grande e duas em Cachoeira do Sul. Ela frisou que a prestação de serviços foi definida para o período de abril a julho de 2017 e que não compromete a capacidade de recebimento de grãos para produção própria, mas visa otimizar a ocupação da sua capacidade de armazenamento bastante distribuída no Estado.
Questionada se a empresa estava saindo temporariamente do mercado em razão da baixa do preço do biodiesel, ela destacou que a empresa não obteve vendas de biodiesel nos dois primeiros bimestres. "A empresa preferiu não acompanhar a agressividade do setor pela busca de volume em detrimento de margem e prefere aguardar um equilíbrio saudável entre oferta e demanda para retomar a operação dessa usina. O esmagamento de soja será retomado para abastecer a usina na medida em que seja restabelecida uma rentabilidade interessante para o biodiesel. O principal motivo para a Granol realizar a prestação de serviços com as cooperativas foi a busca de maior rentabilidade para seus ativos, aproveitando a oportunidade de uma grande safra", salientou ela. Sobre os funcionários da empresa que estão prestando serviços nas unidades cedidas para as cooperativas, ela salientou que todos os servidores da Granol que estão operando os serviços prestados de forma que permanecem em atividade de trabalho normal. A empresa confirmou que todas as suas unidades regionais cedidas ainda permanecem sob a sua responsabilidade.
REGIÃO - Conforme informações obtidas pela Folha, as unidades de beneficiamento da Granol localizadas no Pinheiro e no Capão do Valo foram cedidas para a Coagrisol. Em Novo Cabrais quem assume as operações é a Cooperativa Campal, de Nova Palma. O gerente regional da Coagrisol, Vanderlei Guiel, confirmou que a cooperativa realizou um contrato de quatro meses com a Granol para receber a safra de soja nas unidades do Pinheiro, Capão do Valo e Santa Cruz do Sul. A cooperativa está realizando um serviço de campo para orientar os produtores a entregarem a sua safra nas três unidades onde a cooperativa será responsável pela comercialização do produto. "Os produtores precisarão colocar a Coagrisol no bloco de produtor. Estamos realizando visitas e orientando os produtores para proceder da forma correta", destacou o gerente. Ele confirmou que a cooperativa já adquiriu a unidade do Capão do Valo em definitivo para recebimento de grãos.