Logo Folha de Candelária
Geral 24/01/2020 13:52
Por: Redação

Lions destina recurso de mais de 400 mil ao Hospital Candelária

Novidade foi anunciada na manhã de quinta, em solenidade com membros da casa de saúde e do clube de serviços

Uma breve solenidade marcou, na manhã de quinta, 23, a assinatura do projeto que destina recursos à Sociedade Beneficente Hospital Candelária. Esse recurso foi possibilitado através de um projeto elaborado por Aristides Feistler, diretor administrativo do hospital, e Eloy Metz, do Lions Clube Internacional Foundation, e levado pelo presidente do Lions Club de Candelária, Jorge Freitas, a um encontro em nível estadual. Ao mesmo tempo, foi apresentado outro projeto, do município de Portão. A decisão se daria através de votação entre os integrantes do Lions. O projeto de Candelária foi o mais votado, garantindo o repasse de 100 dólares à casa de saúde candelariense, o que totaliza mais de R$ 400 mil, a ser investido em equipamentos e qualificação dos serviços. O LCIF garantirá 75 mil dólares e o hospital deverá arcar com uma contrapartida na ordem dos 25 mil dólares.

O administrador da casa de saúde candelariense, Aristides Feistler, considera o momento por que passam os hospitais em geral como sendo de dificuldades. Os recursos recebidos geralmente cobrem apenas os custos dos atendimentos. Sendo assim, a parte tecnológica fica praticamente relegada a segundo plano. Esse recurso proveniente do Lions possibilitará o investimento em novos equipamentos que, de acordo com ele, serão fundamentais para o melhoramento e a qualificação dos serviços, garantindo ainda uma maior segurança para os profissionais.

Na lista de equipamentos a serem adquiridos, constam o novo gerador de energia, uma cama de parto, um cardiotocógrafo, uma lavadora ultrassônica, uma maca para sala de cirurgia, uma mesa cirúrgica, autoclave e um respirador, entre diversos outros. As aquisições se justificam pelo fato de o Hospital Candelária ser referência na região para a realização de cirurgias eletivas.

Na solenidade da manhã de quinta, que contou com a presença de vários funcionários da casa de saúde e membros do Lions, falou-se no contentamento trazido pela viabilização e modernização do hospital. Também foi lembrada a importância vital do papel de Jorge Freitas na obtenção do recurso. Conforme o Governador do Distrito LD-2, Marcos Barão, que também falou na importância de acreditar: “a maior alegria é ver que as coisas estão andando”. Sendo assim, a expectativa é de que no mês de julho próximo o Hospital Candelária já conte com os novos equipamentos.