Logo Folha de Candelária
Geral 17/01/2019 17:19
Por: Redação

Projeto Costurando Sonhos terá Feira de Artesanato

Feira acontece na sexta, 18, no coreto da Praça Alberto Blanchardt

Na última sexta-feira, 11, foram encerradas as atividades da primeira fase do Projeto Costurando Sonhos. Para fechar com chave de ouro, o CRAS Aconchego está convidando a comunidade para prestigiar a Feira de Artesanato do projeto, que será realizada nesta sexta, 18, no coreto da Praça Alberto Blanchard da Silveira. Lá, serão comercializadas peças produzidas pelas participantes do projeto.

No CRAS Aconchego são desenvolvidas diversas atividades de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais, dentre eles o Projeto “Costurando Sonhos”, que visa o desenvolvimento de habilidades de corte, costura, empreendedorismo, empoderamento, além do trabalho coletivo e de rede para famílias que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, em especial através de materiais doados que possam ser utilizados para a customização, promovendo a prática de consumo sustentável.

O projeto conta com a participação de empresas parceiras como: Beira Rio Calçados, Gazin, Sicredi, Pitt Jeans e Mercur (de Santa Cruz do Sul), de Santa Catarina, que formecem aparas de matérias para o confecção das peças que serão produzidas: roupas, capas de térmica, tapetes, boinas, aventais, colares, almofadas. Também contribuiu para o projeto de forma voluntária a professora Cristina Luisa Eick e a Loja Adorn, em especial através da estilista Claudia Dalberto.

Esse projeto teve início em abril de 2018 e já passaram por ele em torno de 52 pessoas de diversos bairros do município e também de localidades do interior. Cada participante realiza quatro horas semanais de oficina, sendo que o projeto compreende três turmas no CRAS Aconchego. O CREAS Cuidar (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também possui uma turma de participantes, sendo que lá as atividades são realizadas com adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa. Os participantes recebem toda a orientação de uma profissional qualificada, a professora Érica Bernard, que é contratada pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, para desenvolver esse trabalho.

(Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Candelária)