Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Engenheiro elogia cidade e prop?e algumas mudan?as

O trânsito em Candelária deverá sofrer algumas mudanças significativas nas próximas semanas, principalmente em relação à sinalização visual e no sistema de estacionamento nas principais ruas. Vários assuntos neste sentido foram pauta de uma reunião organizada pelo Conselho Municipal de Trânsito e que aconteceu na manhã da última quarta-feira, 18, na sede do poder executivo, para a qual foi convidado especialmente o engenheiro de trânsito João Otávio Marques, consultor da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs. Depois da reunião, Marques e integrantes do Conselho de Trânsito visitaram in loco alguns dos locais em que o trânsito apresenta alguns problemas, no entanto, considerou que as ações neste sentido são relativamente fáceis de se empreender, já que não requerem muitos custos. Para ele, as soluções estão na engenharia, na fiscalização e na educação tanto dos pedestres como dos motoristas.
CANTEIROS – O engenheiro elogiou a construção dos canteiros centrais e das rótulas nos entroncamentos, sugerindo inclusive a construção de mais duas na Júlio de Castilhos, em frente ao colégio Medianeira. Com relação à educação, os educandários da cidade deverão ter área de embarque e desembarque nas laterais, como forma de desafogar o tráfego e diminuir o risco de acidentes nas ruas principais, como no caso da Ulbra, Medianeira e Guia Lopes. Já o projeto elaborado para a avenida Júlio de Castilhos foi avalisado por Marques. Ela deverá ser a via preferencial ao invés da atual, a Getúlio Vargas, no prolongamento da Pereira Rego, com ampliação dos canteiros já existentes e reforço na sinalização.
reunião – De todos os problemas elencados, o que deverá gerar mais discussão diz respeito à carga e descarga de veículos pesados na Pereira Rego. A intenção do Conselho de Trânsito é estabelecer horário para isso, desde que não coincida com o horário de funcionamento dos bancos. Para tratar do assunto, nos próximos dias deverá ser marcada uma reunião entre o Conselho do Trânsito e os comerciantes da principal avenida da cidade para estabelecer as normas.