Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reuni?o debate a Semana Farroupilha

A dois meses de sua realização, a Semana Farroupilha 2007 de Candelária começa a ser planejada. Uma reunião na Casa de Cultura Marco Mallmann na manhã de quarta-feira, 18, marcou o ponto de partida para os preparativos do evento. Participaram do encontro os secretários municipais de Cultura, Jorge Mallmann, e de Educação, Carine Carvalho, o patrão do CTG Sentinela dos Pampas, Clécio do Nascimento, e outros integrantes da patronagem, além de representantes da imprensa. Na oportunidade foi elaborado um esboço da programação que inicia no dia 13 de setembro e irá estender-se até o dia 20 do mesmo mês.
CAVALGADA - A exemplo do que ocorreu em 2006, a movimentação em torno da semana tradicionalista no município inclui uma cavalgada que, neste ano, terá como ponto de partida a cidade de Caçapava do Sul. Lá, junto ao Forte Dom Pedro II, será acesa ao meio-dia do dia 7 de setembro a chama crioula, acontecimento que será acompanhado por autoridades dos dois municípios. No mesmo dia, os cavalarianos darão início à cavalgada com chegada prevista para o dia 13, a tempo de participar da abertura oficial da Semana Farroupilha em Candelária, programada para às 10h da manhã, na sede do Sentinela dos Pampas.
RONDAS - As tradicionais rondas crioulas prometem movimentar o Sentinela durante toda a programação. Os responsáveis pela organização pedem que as empresas e entidades interessadas formalizem o interesse em participar da ronda, informando a data preferencial. Contatos neste sentido podem ser feitos na Casa de Cultura ou pelo fone 3743-2453. Na reunião do meio da semana ficou acertado que algumas noites terão música gaúcha ao vivo. Entre as novidades cogitadas pelos organizadores também está a realização na tarde de domingo, 16, de um Festival da Canção de Música Gaúcha. Para o tradicional desfile do dia 20, a idéia é convidar, além dos grupos tradicionalistas locais, CTGs e piquetes de cidades vizinhas como Cerro Branco, Novo Cabrais e Vale do Sol. A programação deve incluir dois fandangos: dias 15 (sábado) e 19 (quarta-feira).