Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Apae busca por associados

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Candelária existe desde 1986, criada a partir de uma parceria da comunidade, Rotary e Casa da Amizade. Hoje, a entidade atende 32 alunos portadores de deficiência física, auditiva, visual, mental e múltiplas, desenvolvendo um trabalho que visa habilitar e reabilitar as pessoas, incluindo-as na sociedade. Toda esta ação é desenvolvida basicamente através da solidariedade, já que a Apae conta com uma única verba fixa de R$ 400,00, repassada pelo governo federal. Os funcionários são cedidos pelas secretarias do município e são as próprias professoras que fazem os serviços de merendeira e faxineira. Há também uma ajuda do poder judiciário, que destina verbas oriundas de penas de prestação social alternativa.
Com base nesta realidade, a entidade está na busca por sócios que possam contribuir com seus custos de manutenção. A campanha, que deve ser lançada oficialmente em breve, só foi possível após alguns processos burocráticos. Em março de 2005, a Apae se filiou à Federação Nacional das Apaes, pré-requisito para a filiação no Conselho Nacional de Assistência, que dá direito a filantropia, isto é, permite que as pessoas que contribuam deduzam este valor do imposto de renda. Conforme Carlos Alberto da Silva, membro atuante do conselho fiscal, juridicamente hoje a Apae atua de forma regulamentada em torno de seus propósitos. “Atendendo ao novo estatuto, que passou por alterações no ano passado, estamos trabalhando na campanha para buscar novos associados”,diz.
A CAMPANHA – Segundo Silva, os sócios não respondem por obrigações e encargos da entidade e podem ser contribuintes ou não. “Os contribuintes definem como vão fazer sua doação, que pode ser de qualquer valor com qualquer freqüência”, expõe. Além disso, a exemplo do que já é feito, as pessoas podem contribuir através de depósito em agências bancárias, boletos, débito em conta ou diretamente na Apae. Os interessados em colaborar podem procurar a própria instituição ou contatar as pessoas da diretoria. “Com o apoio da comunidade vamos melhorar os serviços, ampliar o atendimento e o quadro de profissionais”, garante a diretora, Cleide Linberger Marion, que convida a todos para conhecer as dependências da Apae, na rua Paul Harris, número 39. Maiores informações pelo telefone 3743 3746 ou pelo e-mail apaecandelaria@ibest.com.br