Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curso de costura em jeans traz especializa?

Na manhã de ontem, 15, aconteceu na sede do gabinete da primeira-dama a abertura oficial do Curso de Costura em Jeans, uma promoção da prefeitura municipal em parceria com a Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), e Senai. Participaram da solenidade representantes das entidades envolvidas e ainda o prefeito municipal em exercício, Ênio Hübner, e o prefeito em período de férias, Lauro Mainardi.
Segundo Fernando Lersch, da Acic, o curso desponta como uma ferramenta para ajudar no desenvolvimento do município e pode ser um diferencial para os envolvidos no competitivo mercado de trabalho. Opinião reforçada por Carlos Schuh, agente de relações comerciais do Senai, que ressaltou as dificuldades das indústrias em busca de mão-de-obra qualificada. “Esta é uma oportunidade rara, que muitas vezes os cidadãos não têm acesso, por isso é preciso que todos se empenhem ao máximo para se qualificar”, ressaltou. O prefeito em exercício, Ênio Alfredo Hübner, além de dar as boas-vindas a todos, também destacou a importância da profissionalização e de aproveitar intensamente a oportunidade. “O limite das pessoas está nos seus sonhos. Vocês estão no caminho certo”, destacou.
Para uma das alunas do curso, Maria Edi Figueiró Menezes, de 56 anos, esta é uma chance de voltar ao mercado de trabalho. Costureira, ela conta que há algum tempo está desempregada, desde que a fábrica onde atuava fechou, e que deseja se aperfeiçoar para voltar a exercer sua profissão. “Assim que escutei sobre o curso no rádio fui imediatamente fazer minha inscrição, pois esta é uma excelente oportunidade de conseguir um novo trabalho”, conta.
SOBRE O CURSO – O Curso de Costura em Jeans terá duração de 100 horas, o que corresponde a cinco semanas de aulas diárias. São duas turmas de 16 alunos cada em dois turnos, manhã e tarde. Os aprendizes serão orientados pela professora Lizete Lersch, de Venâncio Aires, que tem 35 anos de experiência na área. Já as máquinas de costura vieram de Rio Grande, viabilizadas pelo Senai, que entendeu os argumentos com fins sociais de Candelária e prontamente agilizou o material.
O trabalho inicial está sendo feito com retalhos, mas a partir da próxima semana 500 Kg de jeans doados por uma empresa de São Paulo devem estar chegando em Candelária para que os envolvidos passem a produzir peças efetivamente. Conforme a organização do curso, todo o material produzido pelos alunos ficará no gabinete da primeira-dama, Jussara Mainardi, para serem posteriormente distribuídos para as pessoas carentes do município.

MÃO DE OBRA E EMPREGO – Conforme a Folha de Candelária já havia revelado na edição de 6 de fevereiro, o curso está relacionado diretamente à instalação de uma empresa que irá terceirizar a costura para grandes empresas do setor da moda, com possibilidade de confecção de até 40.000 peças/mês. Tratativas neste sentido estão adiantadas, segundo informou o prefeito Lauro, que disse que ninguém ali está brincando. "A intenção é gerar novos empregos e mais desenvolvimento para o município", complementou.