Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Celebra??o do escotismo

Um acampamento com 18 jovens liderados pelo britânico Robert Baden-Powell, na Ilha de Brownsea, situada no Canal da Mancha, proximidades de Londres, deu início, em 1907, ao movimento escoteiro. De lá para cá, são pelo menos 28 milhões de pessoas adeptas ao escotismo que tem por objetivo cumprir seus deveres com Deus, com a pátria, com o próximo e de construir uma sociedade mais tolerante, pacífica e respeitosa com a natureza. Para referendar esta vocação, no último dia 1º de agosto, em horário simultâneo na maioria dos países do mundo, escoteiros se concentraram para assistir o nascimento do dia que marca o início de um novo século do movimento escoteiro.
Reunidos em cada cidade, os escoteiros assistiram ao nascer do sol e renovaram a promessa escoteira. Em Candelária, o Grupo Escoteiro Botucaraí realizou em sua sede uma cerimônia especial para marcar o movimento em comemoração ao Centenário do Movimento Escoteiro. Várias autoridades municipais prestigiaram o ato. Na oportunidade, o prefeito Lauro Mainardi saudou o escotismo, enaltecendo a nobre missão do movimento na formação e no caráter dos jovens. Segundo o presidente do grupo, Carlos Augusto Feldmann, durante a semana outras ações foram desenvolvidas pelo grupo para difundir a prática do escotismo. Escolas como a La Salle, Percílio Joaquim da Silveira, Ulbra, Guia Lopes, Lepage e Medianeira estiveram na sede do grupo para conhecer as atividades desenvolvidas. Ele acredita que foi alcançado um número aproximado de 500 jovens que receberam informações sobre o escotismo.
Para Carlos, ainda existem tabus que precisam ser derrubados, como o de que o grupo de escoteiros é dirigido para a elite. “Todos são bem-vindos ao grupo, independentemente da sua condição social, desde que se enquadrem na proposta em viver em grupo e em harmonia”, destaca. Os níveis são divididos em quatro: lobinhos (de 7 a 11 anos), escoteiros (de 11 a 15), sêniors (15 a 18) e pioneiros (18 a 21 anos), e os pais interessados em matricular seus filhos podem dirigir-se nos sábados à sede do grupo, na rua Lopes Trovão, munido de documentação pessoal, das 14 às 17h. Sem deixar de lado as tradições escoteiras, o Botucaraí tem hoje na Internet um moderno site com informações atualizadas sobre o grupo e com informações a quem pretende aderir ao movimento. O endereço é www.escoteirosbotucarai.com.br, sob a responsabilidade do chefe escoteiro e webmaster Daniel Lüdtke.