Por:
Li??es de cidadania
Os 10 alunos das escolas pólos municipais que participam do Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo tiveram essa semana uma longa maratona em busca de votos. Desde terça-feira, 31, eles estiveram apresentando suas propostas de governos para os estudantes das escolas Adão Jaime Porto, Percílio J. da Silveira, Christiano Affonso Graeff, São Paulo e São João Batista de La Salle, que, após ouvir o plano de cada candidato, iam às urnas manifestar sua preferência. Na terça pela manhã, o prefeito Lauro Mainardi e a secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, participaram da primeira apresentação das propostas de campanha. Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou a importância do engajamento dos jovens na política para que se possa construir uma realidade melhor em todo o país.
As apresentações e eleições já foram encerradas e ainda ontem, 2, aconteceu a soma dos votos. Segundo a secretaria municipal de Educação, na segunda-feira, 6, o prefeito e vice eleitos escolherão os secretários entre os candidatos participantes da eleição. Já na terça-feira, 7, haverá a divulgação da equipe de governo nos veículos de comunicação. A culminância do projeto será no dia 10 de agosto, quando os estudantes acompanharão por um dia o trabalho em cada pasta da prefeitura.
MOTIVAÇÃO – Um dos alunos participantes do projeto é Leandro Alves da Cunha, de 17 anos, que representa a escola Christiano Affonso Graeff. Segundo garante, sempre nutriu a paixão pela política, o que foi fator predominante para sua candidatura. “A gente aprende muito e, como tenho pretensões futuras na política, é preciso começar desde cedo. Quem sabe um dia possa ser um governante de verdade”, planeja. Para o estudante, o projeto é muito bom, pois é uma forma dos alunos exercerem sua cidadania. Cidadania que para o jovem está representada nos sonhos para o futuro de Candelária. “Quero um município com mais distribuição de renda e igualdade entre as pessoas”, conclui.