Logo Folha de Candelária
Geral 29/04/2021 17:12
Por: Redação

Vereadora Cristina Rohde indica inclusão de ciclofaixas

Sugestão da parlamentar é para as ruas 15 de Novembro e Botucaraí

Com o objetivo de aumentar a segurança de ciclistas e de pedestres em Candelária, a vereadora Cristina Rohde (PSDB) apresentou uma indicação ao Executivo para a inclusão de ciclofaixas em duas vias de bastante movimento na cidade: as ruas 15 de Novembro e Botucaraí. A sugestão da vereadora é que seja sinalizado um local exclusivo para o trânsito de bicicletas nestes dois trechos. Segundo a vereadora, a bicicleta tem sido sempre mais utilizada pela população, seja como meio de transporte para ir ao trabalho ou para lazer. Conforme destaca, a única ciclovia existente na cidade é a da Rua Intendente Albino Lenz, que recentemente foi implantada com a pavimentação. Contudo, na visão de Cristina, há outras ruas que também precisam de uma via exclusiva para os ciclistas.

“A rua Botucaraí tem um fluxo muito grande de ciclistas, que utilizam a bicicleta para se deslocar ao trabalho. Além disso, por conta da fábrica Beira Rio há também intenso trânsito de veículos e pedestres. Logo mais teremos a inauguração de mais uma unidade da indústria, o que irá dobrar o número de pessoas que transitam pela rua para ir e voltar do trabalho. Sem contar a Escola Christiano Graeff, a creche municipal e outros órgãos existentes no Bairro Ewaldo Prass”, ressaltou Cristina.

Outra via muito utilizada por ciclistas e também para a prática de outras atividades físicas (no caso de caminhadas) é a Rua 15 de Novembro. Segundo a vereadora, poderia ser utilizada a parte central de canteiros para implantação da ciclofaixa, da mesma forma como foi feito na Rua Intendente Albino Lenz. Já na Botucaraí, a sugestão da vereadora é que seja utilizada uma das laterais da via. Cristina lembrou de outra indicação que fez em 2016, para que o Executivo planejasse a implantação de ciclofaixas ou ciclovias em todas as novas ruas que fossem pavimentadas. “As pessoas utilizam muito as bicicletas e o nosso município possui ruas largas, que permitem a implantação de vias exclusivas para ciclistas. É uma forma de organizar o trânsito e aumentar a segurança de todos”, finalizou. (Com informações Matheus Haetinger - AI da Câmara de Vereadores de Candelária)