Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prioridades

Acho engraçado analisar como os diferentes governos gostam de falar em prioridades. Todos os assuntos importantes viram prioridades! Esquisito isso! Como pode tudo ser prioridade? A lógica diz que primeiro deve vir uma coisa, depois outra.
A semana do dia dos pais está sendo marcada por manifestações e críticas ao governo do estado diante da decisão de agrupar turmas nas escolas para economizar. A idéia é gastar menos dinheiro na educação. Talvez seja o único meio de equilibrar as contas, sei lá! Quem sou eu para criticar nossos governantes!? Mas, economizar na educação é no mínimo estranho. Revela que educação não é prioridade - o que fica ainda mais evidente quando analisamos o salário dos professores.
Uma menina de 8 anos tinha um cofrinho, que ela chamava de banco. Ela o guardava ao lado de sua cama. Certa vez seu pai lhe deu uma nota de 50 reais para guardá-la no cofre. Muito feliz, correu para o quarto a fim de guardar o valioso presente, porém retornou triste, dizendo que seu banco estava cheio e por isso não poderia guardar a nota de 50 reais. O pai foi, então, dar uma olhada no cofre e, de fato, ele estava cheio. Cheio de moedas de 5 e 10 centavos!
Que fato irônico, não é mesmo?! Não havia lugar para uma nota de 50 reais porque o cofrinho estava cheio de moedas de pouco valor!
Esse acontecimento nos leva a refletir sobre escala de valores, nos faz pensar sobre as prioridades em nossas vidas. Afinal, em alguns momentos, enchemos tanto nossa vida de obrigações, compromissos, tarefas e pequenas moedas que acabamos não tendo mais o espaço adequado e reservado para notas, ou melhor, para as coisas que realmente importam nessa vida.
Em mais um dia dos pais, é conveniente lembrar e pensar sobre o valor que damos aos nossos filhos ou aos nossos pais. Traçando um paralelo com as críticas ao governo do estado, podemos perguntar aos pais se a educação dos seus filhos é prioridade. Muitos especialistas em educação estão dizendo que a ausência dos pais está sendo preenchida pela mídia, isto é, se os pais não educam, não formam, o cofre da vida dos filhos fica cheio de besteirinhas de pouco valor, de forma que os grandes valores, como a fé, o amor, a ética e a honra, não encontrarão espaço.
Por fim, destaco aquela que chamo a maior das reflexões: “Que valor atribuímos ao nosso Deus - O Pai do Céu?”
Sobre a busca por Deus, a Bíblia diz assim em Mt 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”. Em outro momento, em Mc 8.38, temos a seguinte pergunta: Que aproveita ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Por outro lado, é comovente pensarmos em como o Pai do Céu nos fez prioridade. A prova de que fomos prioridade em seu amor foi o fato de ter Ele entregue a vida de seu Filho Jesus para a nossa salvação. Por isso, com um Pai como Deus, que tem por nós tão grande amor, podemos viver tranqüilos, na certeza de que, se depender dele, nosso cofre estará sempre cheio de coisas de muito valor!