Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O Executivo em vers?o estudantil

Um grupo de estudantes candelarienses viveu uma experiência única na última sexta-feira, 10. Por um dia eles ganharam o status de prefeito, vice-prefeito ou secretário municipal por conta do projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo. Idealizada pelo prefeito Lauro Mainardi e desenvolvida pela secretaria municipal de Educação, a iniciativa teve como abrangência os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental das cinco escolas-pólos municipais. A partir da escolha de dois alunos por educandário, seguiu-se uma campanha dos 10 indicados em todas as escolas e a eleição para prefeito. A maior votação obtida por Camila Porto Ellwanger, aluna da Escola Adão Jaime Porto, lhe rendeu a indicação como prefeita estudantil de Candelária 2007. O segundo mais votado, Leandro Alves da Cunha, da Escola Christiano A. Graeff, foi nomeado vice-prefeito estudantil. A prefeita e o vice indicaram para o secretariado os demais participantes do projeto, de acordo com as características de cada um verificadas na campanha.
Uma solenidade no início da manhã, junto ao hall de entrada da Prefeitura, marcou a abertura dos trabalhos dos jovens na Prefeitura. Na presença de todo o primeiro escalão do governo, vereadores, servidores municipais e outras lideranças, a secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, falou que o maior objetivo do projeto foi despertar a juventude para a consciência política. O vice-prefeito Ênio Alfredo Hübner saudou o caráter democrático da votação, simulando uma eleição oficial. Destacou a necessidade dos jovens se interessarem mais cedo pela política. Já o prefeito Lauro Mainardi citou alguns personagens responsáveis por uma má imagem da classe política no país, situação que só irá mudar, segundo opinou, a partir de uma postura mais consciente da população, incluindo os jovens. Por fim, a prefeita estudantil Camila valorizou a oportunidade que o grupo de jovens está recebendo.
Após uma reunião no gabinete do chefe do Executivo, cada estudante vivenciou na prática o dia no Executivo. A prefeita e o vice acompanharam a rotina de Mainardi e Hübner na sede do Executivo. Os demais acompanharam os secretários nas respectivas pastas. Ao meio-dia, todos se reuniram para um almoço no Restaurante Bar Aba. Durante a tarde, o prefeito Lauro e o vice Ênio visitaram, ao lado dos jovens indicados para seus cargos, cada secretaria. No final da tarde, todos reuniram-se novamente no gabinete do prefeito, oportunidade em que os estudantes receberam diplomas e certificados de mérito estudantil. Os diplomas foram entregues para a prefeita Camila e o vice Leandro. Os demais receberam certificados. Todos ainda ganharam medalhas de honra ao mérito. A atividade foi encerrada na Rádio Princesa, onde foi gravada uma participação de todos os jovens no programa da Prefeitura, transmitido na manhã de sábado. Em cada depoimento, pôde-se constatar um rico aprendizado a respeito do dia-a-dia dos administradores dos municípios. Pelos relatos veriricou-se também que os jovens tiveram, sobretudo, uma grande lição para suas vidas.

Camila: ainda é cedo para pensar em carreira política
Apesar da vitória na primeira experiência na área política, a jovem Camila Porto Ellwanger, de 14 anos, ainda considera prematuro sonhar em seguir carreira neste meio. Por enquanto, ela quer continuar seus estudos e deixar para o futuro uma decisão a respeito. Para ela a política é algo muito importante, considerando-se ainda muito nova para saber o que efetivamente quer fazer na vida.
De qualquer forma, Camila diz ter gostado muito da experiência que, segundo frisou, irá lembrar com carinho durante toda a vida. Declarou, ainda, que a participação no projeto trouxe um grande amadurecimento para o grupo. Não poupou elogios à iniciativa, ressaltando que conseguiu plenamente alcançar o objetivo de aproximar os jovens da política. A prefeita estudantil 2007 também fez questão de enaltecer o trabalho que a administração municipal vem fazendo à frente do município. Disse ser fácil perceber que o trabalho do prefeito Lauro e de toda a equipe é sério e bem intencionado.