Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A Artecola em novo endere

Iniciada desde o início de julho, completou-se há alguns dias a mudança da indústria Artecola para um novo e amplo prédio de 2.200 m2, situado no prolongamento da rua Botucaraí, após a rodovia RS 400. A transferência da empresa para um novo endereço é a consolidação de uma negociação iniciada em meados de 2005 e abre caminho para o funcionamento de uma nova linha de produção na fábrica. Esse incremento de produção deverá garantir cerca de 40 novos empregos, provavelmente a partir de outubro deste ano. Atualmente, a Artecola conta com 152 funcionários.
A Artecola iniciou suas atividades no município em 17 de março de 2003, instalando-se em um prédio na rua Honório Porto, onde permaneceu até a recente troca de endereço. A fábrica produz cabedais de calçados de segurança. O volume produzido alcança atualmente cerca de 800 pares/dia, de acordo com o gerente de produção, Miguel Karling. Cada calçado passa pela mão de 37 funcionários por linha produtiva e já sai daqui com a marca da empresa compradora. Toda a produção é comercializada para a Alemanha.
Na tarde de terça-feira, 14, o prefeito Lauro Mainardi e o vice-prefeito Ênio Hübner cumpriram uma visita à empresa, oportunidade em que puderam conferir a fábrica em funcionamento pleno no novo prédio. Ambos mostraram-se bastante satisfeitos com o que viram, sobretudo com a perspectiva de novos empregos em curto espaço de tempo.

Parceria bem sucedida
Conforme a Folha noticiou na época, em agosto de 2005 diretores da Artecola manifestaram ao prefeito Lauro Mainardi o interesse em um projeto de expansão para a unidade industrial local, vontade que exigia um prédio mais amplo do utilizado. Diante da indisponibilidade de um prédio e mesmo da dificuldade da municipalidade em construir um novo, a prefeitura iniciou negociações com um empresário. A crise no setor calçadista que se seguiu freou a disposição da Artecola em ampliar sua linha de produção em Candelária. Em meados do ano passado, a negociação foi retomada, entrando em cena, a partir daí um novo investidor.
O prefeito Lauro Mainardi contatou a família Radünz e a parceria acabou bem sucedida. Em setembro a construção foi iniciada. Pelo acordo firmado, a partir da efetiva ocupação, a Artecola comprometeu-se a manter a fábrica em funcioamento por, pelo menos, cinco anos. O aluguel, a título de incentivo, será pago pela prefeitura. É essa a parceria que garante emprego para 152 pessoas hoje e mais 40 a partir de outubro próximo.