Por:
A uni?o em grupo para vencer a depress
Conveniada com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a psicóloga Kelly Bauer foi requisitada para palestras no interior do município para falar sobre uma doença muitas vezes silenciosa, mas que altera o humor e os comportamentos habituais da pessoa, a depressão. Segundo relata, devido ao interesse pelo tema nas comunidades rurais, surgiu a idéia de promover um serviço especializado, com a formação de grupos terapêuticos.
As reuniões devem iniciar em setembro e serão concentradas em dois grupos distintos. O primeiro deles, conforme esclarece Kelly, é para as pessoas que têm diagnóstico de depressão. “É um incentivo para que elas vençam o desanimo provocado pela doença e retomem suas atividades sociais”, explica. Para a psicóloga, o apoio é fundamental e no grupo os participantes encontrarão essa base e muita compreensão. “É um local para se discutir os acontecimentos e sentimentos que levaram as pessoas à depressão, para que então possam reestruturar suas vidas”, articula.
Já o segundo grupo é destinado para os familiares das pessoas com depressão, para que também encontrem ajuda. Conforme a psicóloga, para muitos é difícil entender a doença, que muitas vezes demora a apresentar melhoras. “O objetivo principal é fornecer cuidado aos cuidadores”, acrescenta. Ela ainda explica que antes do início dos grupos será feita uma triagem com os interessados para avaliar se a proposta está de acordo com as necessidades de cada pessoa. As reuniões serão na sede do sindicato com dias e horários ainda a serem definidos. Interessados devem procurar o STR pelos fones 3743 1524 e 3743 2473 ou a psicóloga Kelly Bauer no 3743 4303 e 9306 4787. Podem participar dos grupos tanto as pessoas conveniadas ao STR como a comunidade em geral.