Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

As festas entre vizinhos

Uma tradição iniciada em 1989 foi reeditada no último domingo, 19, em Candelária. As confraternizações alusivas ao Dia do Vizinho voltaram a movimentar ruas da cidade e localidades do interior. As más condições climáticas determinaram o cancelamento de algumas festas previstas para o perímetro urbano no domingo. A mais concorrida dos últimos anos, a da Intendente Albino Lenz (junto ao bairro Germânia), foi adiada para o próximo domingo, 26. A festa da Olga Richard também foi transferida para este domingo. No interior, teve confraternização alusiva ao vizinho na Picada Escura (sábado), na Vila Botucaraí e na Picada Roos (junto ao estabelecimento de Clério Roos).
Apesar do clima desfavorável, mais uma vez não faltou animação nas festividades realizadas. Em algumas teve até música ao vivo. Na rua 24 de Maio, enquanto um acordeon ditava o ritmo musical da festa, alguns dos presentes se divertiam jogando cartas. Em comum em todas as confraternizações, o clima de camaradagem e descontração que caracteriza o Dia do Vizinho em Candelária. A comemoração foi trazida para o município pelo professor e ex-secretário municipal Itamar Vezentini, falecido neste ano.
CERTIFICADO - A exemplo do que ocorreu nos dois últimos anos, uma comitiva integrada pelo prefeito Lauro Mainardi, o vice Ênio Hübner e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural Jorge Mallmann percorreu as festas. A princesa do município, Helena Karnopp, participou das visitas (as outras integrantes do trio de soberanas estavam adoentadas). Em cada festa, a representação do município entregou um certificado de mérito comunitário em agradecimento pelo envolvimento nas comemorações do Dia do Vizinho. O prefeito Lauro Mainardi destacou durante as visitas, a importância do vizinho na vida das pessoas. Também lembrou que independente de eventuais divergências, o espírito fraterno e de amizade devem prevalecer entre as pessoas que moram próximas.