Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Bandas aceleram ensaios

Nenhum outro mês do ano representa tão bem a nacionalidade e o civismo brasileiros do que setembro, quando o povo festeja a Independência do Brasil. Os brasileiros saem às ruas em uma tradição arraigada em todo o território nacional, quando escolas, empresas e entidades homenageiam a pátria e demonstram seus sonhos para o futuro da nação. Nesta festa patriota, o que não pode faltar são as bandas marciais, que emocionam o público e dão a marcação para os desfiles. Em Candelária, a caminhada cívica será antecipada e deve ocorrer no dia 2 de setembro. Para que tudo esteja em ordem até lá, as bandas dos educandários estão com os ensaios acelerados. Os sons das cadências já se espalham pela cidade e podem ser ouvidos por todos, batidas que revelam a certeza de belas apresentações no próximo mês.
Bandas já tradicionais são as dos colégios Medianeira e Ulbra/Concórdia. No Medianeira, os 50 alunos que compõem a banda estão sendo ensaiados pelo comandante Alan Wagner desde julho. Ao total, são três ensaios por semana e nem o mau tempo atrapalha essa regra. Conforme Wagner, a novidade deste ano é a implantação de três novas cadências, totalizando 11 compassos. Além disso, a banda vai levar para a avenida três tipos de marchas diferenciados e também uma nova evolução. “Vamos fazer bonito no dia do desfile”, garante. No Colégio Ulbra/Concórdia os preparativos também estão acelerados. Segundo Flávio Kochenborger, que há 10 anos comanda a banda marcial da instituição, os ensaios com os 56 integrantes ocorrem desde o mês passado no mínimo três vezes por semana. “Estamos preparando novas batidas com o pessoal da percussão”, antecipa, revelando ainda todo seu entusiasmo. “Estamos muito empolgados e treinando bastante para que tudo esteja em harmonia no dia do desfile”, diz.

Novidades
Instituída no ano passado através da secretaria municipal de Educação, a banda marcial da escola São Paulo, da Linha do Rio, vai estrear na caminhada cívica em 2007. A expectativa é grande em torno da primeira apresentação e para que tudo dê certo no dia 3 os ensaios estão em ritmo acelerado. Segundo o comandante Alan Wagner, os 36 integrantes trabalham muito durante a semana. Ele ainda antecipa que além dos instrumentos convencionais, a banda apresenta uma novidade, o trompete, tocado por estudantes do próprio educandário. “Os instrumentos de sopro geralmente são contratados pelas bandas estudantis. Há muito tempo não se via jovens trompetistas em uma escola”, revela.
Quem revive a experiência de participar do desfile cívico com banda própria é a escola estadual Gastão B. Lepage. Com a recente aquisição dos equipamentos, os ensaios iniciaram há apenas duas semanas, mas a expectativa é de que a afinação esteja perfeita até o próximo mês. Conforme o comandante Delmar da Silva, um dos responsáveis pelos ensaios, embora seja a primeira vez que os 35 integrantes têm contato com os instrumentos, todos estão muito dedicados aos treinos, que acontecem diariamente, inclusive aos sábados. “Com a experiência dos instrutores e o entusiasmo dos alunos, com certeza faremos uma bela apresentação”, evidencia. Além de Delmar da Silva, Rui Goelzer e Francisco Florindo da Silva também auxiliam nos ensaios.