Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Apae e Caps exp?em na Casa de Cultura

Na manhã de ontem, 20, aconteceu nas dependências da Casa de Cultura Marco Mallmann a abertura oficial da exposição de trabalhos dos usuários do Caps e dos alunos da sala pré-oficina da Apae. A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Lauro Mainardi, do vice-prefeito, Ênio Alfredo Hübner, de secretários municipais, direção e usuários das entidades participantes.
A primeira a se manifestar foi Vera Becker, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, que destacou o importante papel de toda a sociedade para o funcionamento da Apae. “Sozinhos não somos ninguém”, disse, ressaltando que atualmente pessoas e empresários podem se associar à entidade e contribuir com qualquer valor, doação que pode ser deduzida do imposto de renda das firmas. A seguir, a diretora da Apae, Cleide L. Marion, também falou aos presentes, explicando que a mostra dos trabalhos é uma das atividades do município em comemoração à Semana Nacional do Excepcional, que acontece de 21 a 28 de agosto (veja mais a seguir).
Marcos Vinícius da Rosa, coordenador do Centro de Apoio Psicossocial em Candelária, falou na seqüência, destacando a importância do espaço cedido para a exposição para que todos possam conhecer as potencialidades das pessoas atendidas pelo Caps. Incentivo ao ser humano compartilhado também por Lauro Mainardi, que, em seu discurso, defendeu o apoio aos portadores de necessidades especiais. “Vale a pena investir a auxiliar essas entidades pelo belo trabalho que prestam para estas pessoas”, defendeu o chefe do executivo. A solenidade foi encerrada com a leitura da mensagem “Há Sempre Alguém”. Depois, todos participaram de um coquetel. A exposição segue até o final deste mês.

Semana do Excepcional
De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional do Excepcional, que este ano tem como tema “Participação e Autogestão em busca da igualdade de oportunidades”. Segundo a diretora da Apae em Candelária, Cleide L. Marion, a mobilização faz refletir sobre a luta da entidade, que busca oferecer possibilidade a todos de participar da vida social, cultural e política, sem discriminação e em situações de igualdade com os demais cidadãos.