Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reforma promete mudar a fotografia da Prainha

Desde a primeira quinzena de junho a prefeitura municipal, através de um projeto elaborado pela arquiteta Lorena Gazalle, vem trabalhando para a reestruturação da Prainha Carlos Larger. O local, que há muitos anos se ressentia de uma remodelação mais ampla, finalmente ganhará cara nova. Após liberação oficial da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) há alguns dias, na última quarta-feira, 22, a Teccon Engenharia, empresa de Santa Cruz do Sul vencedora da licitação, deu início às obras de reforma.
Esta semana a arquiteta responsável esteve acompanhando o andamento dos trabalhos juntamente com o engenheiro civil Luiz Felipe de Brito Etegs, coordenador da Teccon. Segundo informaram, em um primeiro momento será feita a remoção dos materiais que não serão utilizados, como retirada do telhado, todo o madeiramento, além dos entulhos. Um dos trabalhos iniciais também será a retirada das árvores, trabalho conjunto da AES Sul com a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente conforme autorização emitida pela Fepam.
PROJEÇÕES – Quem vai até a Prainha atualmente se assusta com o que vê. Nem de longe a imagem dá sinais de um ponto turístico. No entanto, com a concretização do projeto, o retrato deverá ser outro até o final deste ano. Segundo Lorena Gazalle, ainda é cedo para se ter definições quanto ao término da reforma, mas a expectativa é de que em três meses as obras já estejam prontas. Para isso, os funcionários responsáveis pela reestruturação trabalham em ritmo acelerado para que tudo esteja em ordem para receber os turistas no verão.

A nova estrutura
O projeto elaborado pela arquiteta Lorena Gazalle irá remodelar totalmente as atuais instalações da cabana, incluindo um restaurante panorâmico, área de apoio com churrasqueiras, bar, cozinha, banheiros, local para festas e instalações para os ecônomos. Serão colocados novos pisos, feitas melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, troca da estrutura da cobertura antiga e pintura. Além disso, o projeto compreende esquadrias envidraçadas ao redor de toda a área do restaurante. “As pessoas terão uma visão mais ampla do balneário”, explica Lorena. A arquiteta explica ainda que a parte de churrasqueira do complexo será avarandada, o que deverá ampliar a área de lazer.