Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Produtores j? podem retirar sementes de milho

O Programa Sistema Troca-troca, um convênio do Governo do Estado com as prefeituras gaúchas, iniciou esta semana em Candelária, na quarta-feira, 22, a distribuição de sementes de milho. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, foram recebidos 43.700 kg de milho, ou seja, 2.185 sacos do produto. As sementes, de distintas qualidades, servem na sua grande maioria para grão e para silagem. Os interessados devem comparecer na secretaria munidos de bloco de produtor, carteira de identidade e CPF.
Conforme explica Kochenborger, o pagamento é feito somente após a safra. “Para cada 1kg de semente retirada, o produtor devolve 11kg de milho comum ao preço mínimo definido pela política geral de preços mínimos do Governo Federal vigente no mês de maio de 2008”, evidencia. Ele ainda ressalta que para participar do programa os produtores precisam estar em dia com qualquer débito com a municipalidade, como IPTU, horas de máquinas e o próprio fornecimento de sementes de anos anteriores.
APROVAÇÃO – Quem está feliz com a possibilidade de participar do Sistema Troca-troca é o produtor Reni Jair Gonçalves Dias, da localidade de Roncador. Segundo conta, este é o segundo ano que retira sementes na secretaria. “É uma possibilidade muito boa e vantajosa para os produtores, pois pagamos em produto só depois da safra”, comenta o agricultor.