Por:
Produtores do Vale do Rio Pardo conhecem a Ceasa
Extensionistas e produtores de 14 municípios que compõem o Vale do Rio Pardo estiveram em Porto Alegre para conhecer a Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul – CEASA/RS na sexta-feira, 24. A comitiva, que tem na base de sua economia o fumo, está participando do Programa de Diversificação de Atividades Alternativas ao Cultivo do Tabaco, e o objetivo dos envolvidos no Programa – Emater/RS-Ascar, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afubra, Sindifumo, Prefeituras e sindicatos dos Trabalhadores Rurais – é introduzir pomares e hortas demonstrativas que visem reduzir, gradativamente, a cultura de tabaco.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Derli Paulo Bonine, o contato com a Ceasa/RS é fundamental para incentivar cada vez mais esses produtores. “Esta visita é o primeiro passo de uma grande caminhada que quer mostrar para eles um futuro com perspectivas. Eles estão começando no setor de hortigranjeiros e aqui já podem vislumbrar uma opção viável de venda quando o volume de produção aumentar”, destacou Bonine.
Para o diretor presidente da Ceasa/RS, Elmar Schneider, este contato que é feito entre a empresa, a Emater e os produtores, qualifica e motiva o trabalho que é feito. “É esse canal de diálogo que a Diretoria da empresa quer fortalecer. Precisamos estar cada vez mais próximos dos produtores”, lembrou Schneider. Ele explicou ainda que, a Ceasa/RS, comercializando produtos de 198 municípios gaúchos 15 estados brasileiros e oito países, está mostrando que há espaço para os mais variados cultivos. E isso não acontece apenas no setor de hortigranjeiros e frutas, mas também no de flores, sendo o Rio Grande do Sul o segundo estado brasileiro no ranking de consumo mas em contrapartida importa aproximadamente 70% do produto de outros estados, principalmente de São Paulo. Schneider alertou que a parceria existente entre a Ceasa/RS e a Emater quer preencher esta lacuna e incentivar o Estado a ser auto-suficiente em muitas culturas, principalmente naquilo que é consumido aqui. Estiveram representados na comitiva os municípios de Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Rio Pardo, Pantano Grande, Novo Cabrais, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Sinimbu, Herveiras, Vale Verde, Passo do Sobrado, Venâncio Aires e Vera Cruz.