Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Embrapa firma parceria em Candel?ria

Na tarde desta segunda-feira, 27, uma reunião na sede da Emater/RS – Ascar definiu um novo rumo para os estudos das sementes crioulas de milho e feijão no município. O encontrou firmou uma parceria entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, prefeitura municipal, através da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Emater/RS – Ascar e Ceacan com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Conforme Gilberto Bevilaqua, pesquisador da Embrapa, a união das entidades prioriza a pesquisa dos cereais e visa, principalmente, a conservação das variedades e também melhor aproveitamento desta biodiversidade para o desenvolvimento de novas espécies, o que reflete no aumento da produção. “Queremos estimular o aproveitamento das variedades crioulas e também trazer outras sementes”, explica Bevilaqua. Um dos eixos do trabalho será em cima dos guardiões de sementes do município, que serão organizados e fortificados para que façam a multiplicação, valorização e caracterização dos cereais.
Após este primeiro contato, uma outra reunião já está agendada para o dia 9 de outubro na sede do STR, da qual participarão os agricultores que fazem parte do tradicional troca-troca de sementes crioulas.