Logo Folha de Candelária
Rural 07/09/2023 17:39
Por: Charles Silva

Agroindústria Rodeio da Figueira vence concurso na Expointer

Os candelarienses conquistaram o prêmio de melhor melado no 11º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, promovido pelo Governo do Estado durante a grande feira

A agroindústria Rodeio da Figueira, situada no Alto Passa Sete - Candelária, esteve mais uma vez expondo seus produtos na Expointer, em Esteio, e este ano conquistou um resultado histórico para o município. Ao participarem do 11º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, através do Programa Estadual da Agricultura Familiar, os candelarienses obtiveram o inédito 1º lugar na categoria melado.

A marca Rodeio da Figueira já era conhecida na região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra por seus produtos de alta qualidade, como o melado, açúcar mascavo e puxa-puxa. Entretanto, com a recente conquista, os produtores candelarienses tiveram a oportunidade ímpar de participar do desfile dos campeões da Expointer, aberto pela primeira vez aos vencedores do concurso, proporcionando que as agroindústrias familiares evidenciassem seus produtos na pista central da maior feira a céu aberto da América Latina.

A agroindústria do Alto Passa Sete expõe seus produtos na feira há mais de uma década e a premiação foi uma grata surpresa após um período muito desafiador para os produtores. Givanildo conta que em 2019 a família acabou sofrendo um grande acidente quando ia para a feira. “Sofremos perda total dos dois veículos e de boa parte do nosso produto, graças a deus ninguém se feriu gravemente, entretanto, não pudemos participar da feira. Posteriormente, a Expointer acabou sendo cancelada por dois anos devido à pandemia. Somente ano passado conseguimos retomar essa tradição de participar desse grande evento e este ano nosso esforço foi coroado com a premiação. A sensação é de deve cumprido”, relata.

Em relação aos resultados das vendas e da repercussão conquistada através da premiação, a família afirma que ainda não deu tempo para pensar no assunto. “Foram dez dias muito cansativos, vendemos quase todo nosso estoque. Agora estamos focados em produzir produtos para abastecer nossos clientes. O movimento do pós-feira é sempre muito bom, mas este ano, muito em função da premiação, está excedendo nossas expectativas. Esperamos dar conta dessa demanda e continuar levando a marca Rodeio da Figueira cada vez mais longe” conta Givanildo.