Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Noite de reconhecimento no Rio Branco

As emoções vividas na noite do dia 7 de setembro de 2007 com certeza ficarão para sempre gravadas na memória da artista plástica Liséte Maria Gewehr e do bancário aposentado Júlio Carlos Massirer. O salão principal do Clube Rio Branco lotado de autoridades, familiares e amigos dos homenageados acompanhou a entrega da mais alta distinção do município: a medalha Comendador do Botucaraí. Ambos ainda receberam um diploma e a Comenda do Botucaraí, honrarias justificadas por relevantes serviços prestados à comunidade.
Uma solenidade formal marcou a entrega das distinções. Após a formação da mesa de honra e a saudação das demais autoridades, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional pela professora de música Vera Beurmann. Após, a rainha do município, Pauline Kellermann Kaercher, leu uma síntese dos currículos dos dois homenageados. Na seqüência, o prefeito em exercício, Ênio Hübner, entregou para Liséte Gewehr a comenda e a medalha, após ler o teor do diploma. Depois, Hübner convidou o prefeito em férias Lauro Mainardi para entregar as distinções para Júlio Massirer.
SONHOS - Seguiram-se manifestações dos homenageados. Liséte compartilhou a alegria pelas honrarias com os familiares e amigos, salientando que todos fazem parte da sua história. Falou em sonhos, ressaltando que eles começaram já em sua feliz infância. “E, com eles, vieram os projetos deste imenso cenário da vida”, emendou. Ela também frisou que o reconhecimento irá incentivá-la a procurar o aperfeiçoamento, tanto pessoal como profissional. Ao encerrar, fez uma pequena oração: “Senhor, tu que és o maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações, abençoa a todos nós.”
PAIXÃO - Já Júlio Massirer iniciou dizendo que a paixão por Candelária está relacionada à história de sua família. Fez um histórico desta relação e das idas e vindas até fixar-se definitivamente na cidade, após trabalhar por muitos anos no Banco do Brasil. Falou das inúmeras entidades em que colaborou, citando, de forma especial, o movimento escoteiro. Ao finalizar, para ilustrar o acerto na opção por Candelária, citou versos do Hino a Candelária, agradecendo a Prefeitura e a Associação Cultural pelo reconhecimento.
Em nome da administração municipal falaram o prefeito em férias, Lauro Mainardi, e o chefe em exercício do Executivo, Ênio Hübner. Ambos enalteceram as virtudes pessoais e profissionais dos dois homenageados que justificaram as honrarias. A solenidade foi encerrada com uma apresentação do Coral Municipal, sob a regência de Ana Schmidt e Claudio Cirolini, antecedida por uma performance do Grupo de Teatro Municipal, ambas muito aplaudidas pelo público.

O segundo aniversário da Accev
Após o jantar, uma nova solenidade destacou o segundo aniversário da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev). O presidente Roque Rathke destacou o avanço cultural experimentado no município nestes dois anos, agradecendo o apoio recebido da prefeitura neste período. Após, o público teve oportunidade de acompanhar mais duas apresentações artísticas. Inicialmente, um trio de cordas (violão, violino e violoncelo) de Santa Cruz do Sul encantou o público. Depois, foi a vez do Grupo de Danças Alemãs Edelwaiss, de Santa Maria, arrancar fartos aplausos dos presentes. Após, a festa prosseguiu sob a animação da dupla Alan e Alexandre, encerrando um evento coroado de êxito em todos os sentidos, de acordo com as impressões gerais recolhidas entre os presentes (veja mais fotos no site da Folha).