Por:
Distribui??o do milho est? atrasada
A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente se diz preocupada com a demora dos produtores para retirarem o milho do Programa Sistema Troca-troca. Conforme o secretário, Orlando Kochenborger, a distribuição iniciou há mais de 15 dias e até agora apenas a metade das sementes foram entregues, o que é considerado atraso em comparação com outros anos. “Sabemos que esta é uma época de plantio, mas os produtores precisam agilizar a retirada para não perderam o tipo de milho que precisam”, explica o secretário, esclarecendo que das 10 classes entregues inicialmente restam apenas seis qualidades.
Além disso, conforme Kochenborger, há muitos funcionários de outros setores envolvidos na distribuição do Sistema Troca-troca. “É preciso apressar a entrega para que estas pessoas possam voltar a suas atividades normais”, evidencia. Quem ainda não retirou seu milho pode procurar a secretaria diariamente no horário de funcionamento do órgão, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É preciso levar bloco de produtor, carteira de identidade, CPF e não ter débitos com a municipalidade.
COMO FUNCIONA - O pagamento do milho é feito somente após a safra. Para cada 1Kg de semente retirada, o produtor devolve 11Kg de milho comum ao preço mínimo definido pela política geral de preços mínimos do Governo Federal vigente no mês de maio de 2008.