Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A semana dos ga?chos

“Semana Farroupilha não tem muito o que inventar. Só quem tem sentimento de amor a esta terra que pode entender certas coisas. A Semana Farroupilha é isso: a preservação de nossas tradições e nós também somos responsáveis por isto”. Eram 10h da manhã de ontem quando, em frente ao CTG Sentinela dos Pampas, o patrão Clécio Nascimento resumiu nestas palavras o que representa para o gaúcho o cultivo à tradição, dando início às comemorações e reflexões sobre a Guerra dos Farrapos, iniciada em 20 de setembro de 1835. E será o CTG Sentinela dos Pampas a referência principal para o culto às tradições que se prolongarão até o dia 20 próximo (acompanhe na agenda do caderno Fim de Semana a programação das atividades artísticas).
Para abrir oficialmente os festejos, o prefeito em exercício Ënio Hübner fez uma analogia entre grandes inventores da história com os precursores do Movimento Tradicionalista, salientando os reflexos que suas invenções e atos trouxeram à humanidade. Ele lembrou de Paixão Cortes e Barbosa Lessa, que em 1947 preconizaram no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, a instituição do culto às tradições sob a chama crioula que a cada ano se renova seguido por mais e mais tradicionalistas.
CHAMA – Entre estas demonstrações, destaca-se o empenho do grupo de cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas (veja quadro) que, em número de 20, saiu dia 7 de setembro de Caçapava do Sul onde, no Forte Dom Pedro II, recolheu a centelha crioula que chegou ontem pela manhã ao município. O cavalariano Alcemar Emmel, responsável pela condução da chama, a repassou ao coordenador dos Cavalarianos do Sentinela, Leandro Figueiró e ao patrão do Sentinela, Clécio do Nascimento, que, juntamente com o prefeito vice Ênio Hübner, acenderam o candeeiro que permanecerá aceso na entidade até o final o final da programação. E será sob a luz desta centelha que durante oito dias gaúchas e gaúchas irão se revezar nas rondas e participar da gama de atrações, mostrando a força de nossa história. Está aberta a Semana Farroupilha, e o CTG Sentinela dos Pampas, como coração de mãe, espera a todos para prestigiar este verdadeiro culto ao tradicionalismo e, desta forma, também protagonizar esta infinita história de luta e amor pelo Rio Grande.

Os cavaleiros do Sentinela
Leandro Figueiró, Leandro Müller, Leonel Menezes, Leonel Moraes, Alcemar Emmel, Dilamar Braga, Laureno Kochenborger, Vilson Rediske, Nívio Berle, Jarbas Schürer, Ênio Klafke Filho, José Pedro da Silva Menezes, Claus Müller, Rodrigo Sartori, Fernando Schmidt, Márcio Soares, Juarez Pereira Nunes, João Moraes, Nelson Ritzel e Alexandre Moraes