Por:
Contra a dengue, nada de ?gua parada
As secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente firmaram uma parceria sobre a gestão da dengue. Em reunião esta semana, uma das medidas emergenciais definidas é em relação aos pneus velhos que, ao acumularem água, tornam-se passíveis de serem criadouros do mosquito transmissor. Para combater o problema, a equipe da vigilância epidemiológica iniciará em breve um trabalho de conscientização em borracharias, oficinas e ferros-velhos, que muitas vezes não descartam os materiais devidamente.
Segundo Acélio Schmidt, presidente do Conselho Municipal de Saúde, os pneus não são aceitos nos aterros sanitários e, portanto, serão recolhidos nestes estabelecimentos, a princípio quinzenalmente. Tudo o que for arrecadado será levado para o parque de eventos, dedetizado, coberto com lona e posteriormente encaminhado a empresas que utilizam a borracha na fabricação de casas pré-moldadas, asfalto e fossas. “Esta é uma questão bastante preocupante e todos podem ajudar”, evidencia Schmidt.
O agente epidemiológico Luiz Gustavo Zilch explica que a população também pode colaborar para o recolhimento de pneus abandonados. Basta ligar para a secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente através do telefone 3743 1438 que alguém vai ao local indicado recolher. Os moradores do interior podem colaborar, basta enviar os pneus pelo caminhão da coleta de lixo seco.
AÇÃO – Uma outra medida adotada será levada ao Cemitério Municipal, que tem muita água parada nos vasos de flores. O correto, segundo a equipe vigilância epidemiológica, é colocar areia nos vasos, para que não virem focos do mosquito da dengue e nem de outros mosquitos. Para implantar esta consciência, a equipe da secretaria municipal de Obras irá disponibilizar areia na entrada do cemitério. A idéia é de, em breve, fazer este trabalho também nos cemitérios do interior.
Os caça-fantasmas
Com suas roupas e equipamentos bizarros, os funcionários da empresa responsável pela dedetização dos bueiros do município já são apontados por muitos como os caça-fantasmas. O apelido recebido não deixa de ser adequado, já que eles combatem os “fantasmas” da maioria da população no verão, como mosquitos, baratas e outros insetos. O serviço, que será feito mensalmente durante meio ano, já tem nova aplicação agendada. Caso o tempo colabore, a fumaça será aplicada em todos os bueiros da cidade no próximo dia 17.
Evite a dengue
• Mantenha sua caixa de água sempre bem tampada;
• Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos;
• Coloque areia nos pratinhos de plantas;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
• Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;
• Troque a água dos bebedouros de animais domésticos e limpe semanalmente;
• Nunca acumule pneus velhos. Se guardar, fure-os e os mantenha cobertos;
• Não deixe ao ar livre lixou ou vasilhas que possam acumular água.