Por:
Administra??o busca solu??o para animais abandonados
Cães, gatos, cavalos. Muitos são os animais que vivem soltos pelas ruas da cidade, sem cuidados, sem rumo e oferecendo riscos também à população. Esta já é uma questão de saúde pública enfrentada pela maioria das cidades, que buscam alternativas para solucionar o problema. Em Candelária isto não é diferente. A prefeitura tem recebido muitas reclamações de animais nas ruas, mas a legislação, ainda de 1987, é muito genérica e não dá subsídios para ações emergenciais.
Neste sentido, a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente está buscando conhecimentos em outras cidades que já prestam atenção especial aos animais abandonados, como Cachoeira do Sul e Rio Pardo. A intenção é ter informações plausíveis suficientes para criar uma lei municipal que se encaixe dentro das conjeturas da legislação brasileira.
“Não adianta ter lei se não houver ação fiscalizadora”, evidencia Orlando Kochenborger, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Conforme explica, após a criação das normas, o trabalho tem que ser feito constantemente. Uma das necessidades evidenciadas pelo secretário é a conscientização da população, importante aliada para que os objetivos sejam alcançados.