Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Natal 2007 tem parecer favor?vel

Beneficiar projetos de natureza cultural através da renúncia fiscal. Com esta proposta foi criado o Sistema Estadual de Financiamento e Incentivo às Atividades Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, instituído pela lei nº 10.846, de 19 de agosto de 1996, conhecida como LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Até hoje, o município de Candelária ainda não tinha sido contemplado com recursos pelo Sistema LIC. Esta realidade deverá mudar neste ano a partir da aprovação do projeto “Natal 2007 - Festa das Candeias”.
A programação prevista promete um Natal inesquecível em Candelária neste ano. As atrações incluem shows do Grupo Tholl, do cantor Wilson Paim e da Orquestra Municipal de Teutônia (veja quadro). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, explica que o projeto ultrapassou todas as instâncias do Sistema LIC. A última foi obtida na quinta-feira, 13, após a Avaliação Coletiva do Conselho Estadual de Cultura, na qual o projeto foi considerado prioritário para captar recursos do Sistema LIC. Isso significa que o projeto está formalmente autorizado para realizar a captação junto a empresas que poderão abater parte do patrocínio concedido do ICMS devido ao Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo em férias, o secretário ressalta que pretende realizar já nesta semana uma reunião com vistas à elaboração de um plano de ação para a execução do projeto.

O projeto
Na justificativa, o “Natal 2007” propõe-se a valorizar a programação natalina no município, a partir da realização de shows culturais e artísticos de grande apelo popular e da ampliação da dramatização do Presépio Vivo. O projeto ainda busca transmitir o conhecimento da origem da denominação do município relacionada à invocação da Nossa Senhora da Candelária, inspirada, segundo consta, na passagem na região da Princesa Isabel na década de 1870.
As atrações
• Chegada do Papai Noel e show com o Grupo Tholl • Cavalgada das Luzes e show com o cantor Wilson Paim • Apresentações de peças teatrais • Natal em Canto com apresentações de corais • Natal Luz, com encenação do Presépio Vivo e show com a Orquestra Municipal de Teutônia.