Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Chuvas: alagamentos e preju?zos no interior

O inverno mais rigoroso dos últimos anos se despediu do Rio Grande do Sul com temporais e excesso de chuvas. Nestas condições, a primavera começou no domingo, 23, revelando retratos muito distantes dos que simbolizam a chamada estação das flores. Mas há quem também lembre que a época registra na história grandes enchentes, associadas à passagem do Dia de São Miguel, comemorado na data de 29 de setembro. Seja como for, as chuvas dos últimos dias trouxeram desconforto e danos a inúmeros moradores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
ACESSO INTERROMPIDO - Em Candelária, de acordo com o medidor do Sindicato Rural, entre quinta-feira e domingo choveu um total de 233 mm. Um volume como esse num espaço de tempo tão curto causou uma inevitável enchente, identificada sobretudo no domingo. O avanço das águas de rios e arroios inundaram lavouras de fumo em áreas mais baixas. Na Linha do Rio, os arroios Tiririca e Quilombo alcançaram o asfalto. A situação mais grave ocorreu no fim do trecho asfaltado, junto à ponte que leva à Costa do Rio e o início da estrada ao Quilombo. A passagem naquele local permaneceu algumas horas interrompida durante o domingo. O acesso de veículos leves para a Linha Alta também ficou impossibilitada por várias horas.
O prefeito Lauro Mainardi e o secretário municipal de Obras Ênio Rohde passaram boa parte da manhã visitando locais mais atingidos pela enchente. Na Vila Botucaraí, constataram o avanço do desbarrancamento da margem do arroio que há vários anos ameaça algumas residências e benfeitorias próximas. É o caso dos fundos da moradia do casal Edi e Norivaldo Machado Lemes, onde o arroio engoliu mais um pedaço do barrranco. Na propriedade ao lado, do casal Lurdes e Nestor Ellwanger, o assoreamento da margem também gera preocupação, tendo motivado, inclusive, o recuo de parte das edificações.
ESTRADAS - O secretário Ênio Rohde foi pessoalmente conferir ontem os estragos causados pela enxurrada em algumas localidades. Contatado pela reportagem ontem no meio da tarde, ele disse que em linhas gerais os danos maiores foram em bueiros e algumas pontes, embora lamente também os prejuízos causados às estradas recentemente recuperadas.. Durante a segunda-feira, segundo informou, foram realizados trabalhos de limpeza de valetas e recuperação de bueiros na Linha Brasil, Linha Boa Vista, Picada Roos, Quilombo e Costa do Rio. Para hoje, conforme acrescentou, está previsto um trabalho de recuperação de um trecho que ficou intransitável no Palmital. Atendidas as emergências, o secretário projeta, na seqüência, recuperar as demais estradas avariadas.

Triângulo
A chuva também trouxe prejuízos para a rádio Triângulo FM. Possivelmente um raio acabou atingindo a torre localizada no cerro Pelado, na localidade de Data do Ribeiro, na manhã de quinta-feira, 20, ocasionando a queima do transformador de energia. Em conseqüência, houve avarias no equipamento de transmissão, o que deixou a emissora fora do ar em períodos alternados na quinta, na sexta e no domingo, 23.

Corsan
O excesso de entulhos trazidos pelas correntezas do rio Pardo deixou a cidade sem água por pelo menos duas horas ontem pela manhã. Segundo informações da Corsan, a sujeira acumulada no poço da captação próximo à Prainha fez com que o equipamento operasse com 50% da sua capacidade. À tarde, o mesmo problema foi verificado a partir das 14h até as 17h.

Celetro
A Celetro registrou uma grande quantidade de ocorrências de interrupção no fornecimento de energia e algumas avarias em transformadores, principalmente nas localidades de Linha Palmeira, Faxinal dos Porto e Linha Brasil, esta última em menor escala. Não houve queda de postes.