Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Rua da Praia ficou alagada

Uma corrente de solidariedade foi acionada para socorrer as famílias residentes no acesso ao balneário Carlos Larger que acabaram tendo suas residências atingidas pelo avanço das águas do rio. Os bombeiros socorreram um total de 15 famílias durante a tarde de domingo, transportanto seus integrantes até a parte seca. Segundo o presidente interino da corporação, Joel y Castro, algmas pessoas tiveram que ser convencidas a deixar suas casas por medo de furtos. No domingo à noite, uma equipe dos bombeiros também socorreu uma família que ficou ilhada na localidade de Rebentona. A prefeitura disponibilizou, através da secretaria municipal de Obras, duas equipes com caminhões para ajudar as famílias desabrigadas no acesso à Prainha.

Granizo também causou prejuízos
Além das inundações em algumas lavouras, a produção de fumo em Candelária também contabilizou outros prejuízos. De acordo com o Departamento de Mutualidade da Afubra, até ontem os registros de queda de granizo já somavam uma centena em Candelária. Conforme o coordenador técnico Carlos Loewe, as localidades mais atingidas foram Quilombo e Alto Passa Sete, nas proximidades da Ponte do Império.
ESTÁGIO INICIAL - A partir de hoje, terça-feira, técnicos e avaliadores da Afubra vão fazer a avaliação dos estragos. No entanto, como o fumo foi plantado há pouco tempo, estima-se que os prejuízos não serão significativos. “Como a precipitação de granizo se dá em forma de faixas, algumas propriedades da mesma localidade podem receber alta incidência de pedras e outras nenhuma”, observou, lembrando que as plantas ainda estão em estágio de desenvolvimento inicial e que o fumo possui um alto poder de recuperação. Segundo Loewe, se o número de propriedades atingidas permanecer no patamar registrado ontem, o levantamento final das perdas deve estar concluído até a próxima sexta-feira, 28.
O produtor René Loewe, do Quilombo, foi um dos vitimados pela precipitação de granizo. Ele lembrava na tarde de ontem que no ano passado teve prejuízo nesta época com a geada. Acredita, no entanto, que as perdas com a água e a pedra neste ano sejam maiores. “O fumo estava bonito. Achávamos que este ano iríamos colher uma safra cheia”, lamentou-se. Como a perda foi parcial, o fumicultor ainda alimenta esperança de que o fumo vá se recuperar e se desenvolver normalmente, embora isso implique em novas despesas.

Retratos do Rio Pardo
As imagens abaixo mostram o rio Pardo na altura da ponte da RST 287. Os retratos foram feitos pela reportagem da Folha com intervalo de 24 horas: a imagem de cima mostra o rio ao meio-dia de sábado e a de baixo no mesmo horário no domingo. A observação das fotos dá uma idéia de como uma simples cheia se transformou rapidamente em enchente.