Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Palestras e jantar marcam cinq?enten?rio

A passagem do aniversário de 50 anos da Rádio Princesa motivou uma programação especial na sexta-feira, 21. A movimentação iniciou ainda pela manhã na Câmara Municipal, onde aconteceu uma sessão solene proposta pelo vereador Cristiano Becker em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela emissora à comunidade candelariense. A solenidade contou com a presença dos diretores e colaboradores da rádio, além de autoridades municipais. Ao final, o Legislativo entregou uma placa alusiva ao cinqüentenário da Rádio Princesa.
O jantar comemorativo realizado à noite, no Clube Rio Branco, começou com uma apresentação muito aplaudida do Coral Municipal de Candelária. Na oportunidade, a Princesa também prestou homenagens. Receberam placas de agradecimento, o prefeito Lauro Mainardi, o presidente da Câmara, Anselmo Vanderli da Silveira, o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (SindiRádio), Ari Cauduro dos Santos, o presidente da Agert, Roberto Cervo, e o presidente da Acic, Clairton Kleinert. Por sua vez, a emissora aniversariante recebeu placas de homenagem do Executivo candelariense e da empresa Casarão Verde. Em sua manifestação, Lauro Mainardi destacou a importância da Princesa no desenvolvimento do município e das empresas que se valeram da atuação da emissora.

O rádio e a crise institucional
O comunicador da Rádio Gaúcha e da TV COM, Cláudio Brito, foi o primeiro a explanar nas duas palestras inseridas na programação, e que aconteceram na tarde de sexta-feira, na Câmara Municipal. Em sua exposição, falou sobre o papel do rádio na crise institucional do país. Utilizando-se de pesquisas de opinião pública, Brito ressaltou os paradoxos identificados nos resultados. Enquanto um levantamento de 1995 indicou que 90% dos brasileiros não confiam nos políticos, outro mostrou que dois terços dos entrevistados acreditam na democracia e seriam capazes de defendê-la. Já em relação aos jovens, Brito observou que eles também mostram pouca confiança nas instituições políticas. Em contrapartida, 80,7% dos entrevistados responderam que confiam muito na família. De acordo com o palestrante, esses paradoxos representam um pedido de socorro. Dentro deste contexto, defendeu que o compromisso do rádio passa pela produção e difusão de conteúdos adequados, que favoreçam a sociedade a retomar seus valores ético-morais.
Já o segundo palestrante, Pedro Roberto Blós Sobrinho, falou sobre mudanças, organizações, gestão e pessoas. Na sua explanação, comentou algumas previsões, como a que indica que em 2020 o conhecimento estará duplicado a cada 83 dias (atualmente esta duplicação ocorre a cada quatro anos), e a que prevê uma expectativa de vida de 120 anos em 2050. A par destas informações, o palestrante compartilhou algumas percepções sobre o comportamento humano e das empresas no presente e no futuro.

Rádio Gaúcha
O município de Candelária e a Rádio Princesa também ganharam destaque em âmbito estadual através do programa Gaúcha, 19 Horas, transmitido pela Rádio Gaúcha a partir das 19h de sexta-feira, 21. Logo na abertura, o apresentador Cláudio Brito falou de Candelária, destacando a origem de sua denominação e alguns de seus pontos turísticos. Entrevistou, na seqüência, o prefeito Lauro Mainardi, oportunidade em que elogiou a austeridade da administração municipal, a partir das informações obtidas sobre o saneamento das contas da prefeitura. Depois, Brito ainda entrevistou a comitiva da Oktoberfest e a mãe de Cyro Visalli, dona Branca Visalli, que completa 102 anos de vida em janeiro próximo. E encerrou, conversando com o próprio Cyro Visalli, a quem cumprimentou pelo competente trabalho cumprido em quase 30 anos de Rádio Princesa.