Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A beleza das orqu?deas na esta??o das flores

A primavera já chegou. Conciliada à beleza das flores, a nova estação dá provas de sua majestade por todos os lados. Inicialmente, foram as azaléias e os ipês coloridos que enfeitaram pátios, ruas e praças. Agora, é chegada a hora dos dendróbius, espécie de orquídea muito comum nesta época e que pode ser avistada com muita facilidade.
Quem tem muitos dendróbius em casa é o orquidófilo Rubem Netto, de 68 anos. Apaixonado por orquídeas, ele cultiva esta e muitas outras espécies em sua residência. Conforme conta, há seis anos ele se dedica às plantas, que começaram com um hobby e hoje representam uma grande paixão. “Minhas orquídeas são meu dia-a-dia. Passo a maior parte do meu tempo envolvido com elas”, revela Netto. Quem chega para uma visita não tem como deixar de se surpreender com o carinho dedicado por ele a suas protegidas ou de se encantar com a beleza e delicadeza das orquídeas. Segundo o orquidófilo, hoje ele possui cerca de 300 espécies, somando um total de mais de 800 flores, desde as mais comuns até as mais nobres e raras, como as laélias e cattleyas.
No ano passado a reportagem da Folha já havia mostrado as orquídeas de Rubem Netto, que, na oportunidade, reforçava seu interesse de criar uma associação de orquidófilos em Candelária. “Muitas pessoas me procuraram logo depois da edição, mas depois sumiram e nada se concretizou”, lamenta. Agora, mais uma vez ele reafirma seu desejo. “Uma associação possibilita muitas vantagens, como maior facilidade para se comprar mudas”, evidencia. Os interessados podem procurá-lo em sua residência, na rua Lopes Trovão, 1009, ou contatar pelo fone 3743 3738.