Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Coral municipal ser? atra??o em Ip

Em 18 meses de atividades, o Coral Municipal de Candelária já tem no currículo várias apresentações no município, tanto na cidade como no interior. Todas, sem exceção, obtiveram grande aceitação e a maior prova é de que invariavelmente os aplausos finais colocaram o público de pé. Depois de uma excursão a Restinga Seca no ano passado, neste sábado, 29, o coral irá mais uma vez sair das fronteiras do município. Desta vez, no entanto, a viagem será mais longa, uma vez que será um dos participantes do II Festival de Corais de Ipê (veja a seguir).
A criação do Coral Municipal é um dos desdobramentos do surgimento da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo. O presidente da entidade, Roque Rathke, lembra que o projeto só se viabilizou a partir do apoio da prefeitura, que destina um recurso mensal para esse fim. Os regentes, Cláudio Cirolini e Ana Schmidt, afirmam que o coral de Candelária não vai apenas participar do evento em Ipê. “Vai lá para fazer bonito e representar muito bem o município”, garantem, em coro. Para o próximo ano, o Coral Municipal tem um projeto ousado: uma excursão para a Alemanha. Já estão confirmados quatro convites para apresentações em diferentes regiões alemãs, no período entre 6 e 24 de maio. A idéia é conseguir apoios culturais para viabilizar financeiramente o projeto.
Os dois regentes mostram-se muito satisfeitos com o crescimento do grupo neste período. Neste aspecto, observam que os coralistas aprenderam a desenvolver técnica vocal e desenvoltura de palco. Elogiam a dedicação e o talento de todo o grupo, requisitos indispensáveis, segundo ressaltam, para o sucesso experimentado em todas as apresentações. Além da questão musical, Ana destaca outro diferencial do coral de Candelária. “Nosso coro usa recursos cênicos que valorizam o visual e a própria interação com o público”, explica. Outra característica do coral, conforme os regentes, é o repertério diferenciado, que busca incluir as mais diferentes culturas.
O Coral Municipal de Candelária é composto por 43 integrantes. A grande maioria irá participar da excursão a Ipê, onde o grupo irá apresentar as seguintes peças: El Condor, Vira, Virou, Torneró e Isto aqui o que é? Radicados em Candelária, Cláudio e Ana também exercem outras atividades profissionais no município. Trabalham no grupo vocal do CTG Sentinela dos Pampas, no grupo vocal da Igreja Sinodal, em oficinas de música nas escolas municiapis São Paulo (Linha do Rio) e Christiano Graeff, além de aulas de música curricular no Colégio Ulbra/Concórdia. Como se vê, através desta ampla atuação, eles estão dando uma grande contribuição para o crescimento musical e cultural do município.

Onde fica
O município de Ipê é conhecido como a capital da agricultura ecológica. Sua localização, entre Antônio Prado e Vacaria, o coloca como ligação entre os vales da serra e do campo.