Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Democratas filia Jos? Valmor

Uma reunião que aconteceu na noite da última terça-feira, 25, no restaurante Stein Haus, em Novo Cabrais, ratificou a filiação do ex vice-prefeito José Valmor Cerentini, o “Valmo” ao Democratas. A possibilidade do ingresso de “Valmo” no partido, já havia levado à exoneração a secretária de Educação de Novo Cabrais, Marta Garske, que saiu acompanhada de dois cargos de confiança que mantinha no governo de Valério Lawall. Além de Cerentini, também se filiaram ao Democratas o ex secretário de Finanças de Lawall, Erno Kochenborger, e sua esposa, a diretora da Escola Ruy Barbosa, Janice Kochenborger.
No encontro, de que participou o deputado estadual Marquinho Lang, o presidende do diretório local, Valter Peres Quoos da Silva, fez um relato da história da fundação do partido e destacou que “a saída do Democratas da prefeitura não se deu por incompetência dos detentores dos cargos, mas pela competência política em trazer José Valmor Cerentini para o partido”, o que não teria agradado Lawall. “O prefeito quer fazer um sucessor para que possa continuar mandando na prefeitura”, disse Peres. “Entre cargos e o partido, preferimos o partido”, emendou. Extraoficialmente, Lawall teria como pré-candidato preferencial José Luiz de Moura, eleito vereador pelo PP em 2004 e que atualmente ocupa a função de secretário de Saúde.
Ao se pronunciar, Cerentini também fez um relato de seu ingresso na política, motivado pelo prefeito Valério Lawall, a quem acompanhou por duas eleições, em 2000 e 2004. Ele ressaltou que por problemas de ordem partidária não pôde concorrer a vice no segundo pleito, mas mesmo assim manteve-se firme no apoio ao atual prefeito, que teria garantido a ele a cabeça de chapa nas eleições de 2008 pelo PP. No entanto, Valmo salientou que tempo em que teve as ‘janelas’ fechadas por Lawall, mas por outro lado todos os partidos de Novo Cabrais o procuraram para assinar ficha, preferindo o Democratas.
Já a ex-secretária Marta Garske, salientou que em 2002 sua missão era fundar o PFL em Novo Cabrais e que agora tem um objetivo: tornar José Valmor prefeito do município, lançando-o pré candidato para 2008. Entre os pronunciamentos que se seguiram e o abono das fichas dos novos filiados pelo deputado Marquinho, foi dado também o primeiro passo para a fundação do Democratas Jovem em Novo Cabrais, que terá como presidente Quéli Garske da Silva e como vice Marcelo Cerentini; a secretária será Jossane Camargo da Silva e o tesoureiro Cristiano Daniel Gasrke da Silva. Por fim, o mais novo filiado do Democratas, José Valmor Cerentini, patrocinou um jantar aos presentes.

Costuras já começaram
Em relação as eleições de 2008, José Valmor Cerentini anunciou que já estão acontecendo os alinhavos políticos entre Democratas, PMDB e o PT. Uma reunião entre os três partidos já foi realizada e até agora aparecem como pré-candidatos do PMDB o ex-prefeito Lourenço Scheffel, o vereador Cilom da Rosa e o ex-candidato e atual vice-presidente do diretório local, Sérgio da Rosa. Pelo PT, o nome natural é de Leodegar Rodrigues, vereador mais votado nas eleições de 2004 em Novo Cabrais. Sérgio da Rosa salientou que ainda é cedo para escolher quem concorre a prefeito ou a vice e espera que o candidado preferencial surja de forma natural, antes das convenções. “Mas uma coisa é certa, a população de Novo Cabrais quer mudanças”, considerou.