Por:
A beleza por meio da medicina est?tica
José U. de Vasconcellos é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria há 30 anos, trabalhando com a parte clínica, cirurgia geral e também realizando ecografias desde 1975. Seguindo conta, há algum tempo resolveu procurar a especialização na medicina estética, nova área que está surgindo relacionada à beleza. O curso foi concluído em 2005 em uma das entidades mais conceituadas da área em todo o Brasil, a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, em Porto Alegre. “A medicina está procurando mais o equilíbrio entre a saúde e a beleza”, expõe.
Um ano após o término da especialização, Vasconcellos passou a aplicar a sua qualificação em Candelária, realizando várias técnicas, como peeling, aplicação de botox, lipoescultura (lipoaspiração), tratamento de varizes, de estrias, celulite, colocação de fios de sustentação no rosto (fio russo e fio de ouro), além da retirada de tumores, verrugas, manchas e tratamento de acne. Os procedimentos são realizados no hospital e no consultório, e não são cobertos pelo SUS, Ipê e Unimed, já que a medicina estética não é considerada doença.
Segundo ressalta José Vasconcellos, a procura está iniciando em Candelária, mas muita coisa já foi feita, principalmente aplicação de botox, lipoaspiração e peeling. Ele ainda explica que a maior parte de seus clientes são mulheres, principalmente as jovens e de meia idade. “Com a proximidade do verão, a procura está sendo bem maior”, revela, ressaltando o erro nesse tipo de comportamento. “É comum as pessoas chegarem ao consultório e quererem resultados imediatos, mas o correto é fazer os tratamentos no inverno”, recomenda, ressaltando ainda que nenhum dos métodos são definitivos e precisam de manutenção.
Recomendações
Conforme Vasconcellos, um dos grandes erros das pessoas é a procura de lipoaspiração para resolver problemas de emagrecimento. “A lipo tem como finalidade a retirada de pequenas gorduras localizadas. A pessoa obesa precisa fazer tratamento de obesidade e só depois fazer lipoescultura para a retirada das gorduras excedentes”, explica. Ele ainda reforça a necessidade da proteção constante da pele com o uso contínuo de protetor solar, já que até mesmo as lâmpadas fluorescentes prejudicam. “É imprescindível que todas as pessoas usem protetor solar diariamente para prevenir doenças e até mesmo o envelhecimento”, conclui.