Por:
Clube da gasolina atr?s de novos contribuintes
Há 20 anos, Candelária possui um orgão criado para ajudar na manutenção, conserto e combustível das viaturas da Brigada Militar do município. Em 31 de agosto de 1987 surgia o Clube da Gasolina.
ORIGEM - Segundo Rubem Mohr, atual presidente do clube, a entidade foi criada em meio a uma época de crise no combustível, com a finalidade de auxiliar a segurança pública. “No inicio foi muito díficil angariar sócios devido a crise”, frisou. O primeiro presidente da entidade foi Romeu Gelsdorf e o empresário na época, Osmar Jorge Hoeltz era quem buscava os recursos para a entidade.
SÓCIOS - Segundo o estatuto da entidade, existem três categorias de sócios. A primeira de sócios beneméritos, que são aqueles que possuem relevantes serviços à sociedade, a juízo da diretoria e do conselho fiscal, devendo este sócio estar insento de contribuir regularmente. A segunda categoria é de sócio fundador, que são as pessoas que assinaram a ata de fundação do clube e a terceira é o sócio-contribuinte, onde qualquer cidadão pode ajudar, dentro das metas e das necessidades do clube. A eleição acontece sempre anualmente, sendo realizada uma assembléia com todos os sócios, que estando em dia com o clube, estão aptos ao voto. Atualmente o clube conta com aproximadamente 90 sócios, que contribuem mensalmente com o clube.
CONTRIBUINTES - O presidente conta com alguns colaboradores do clube que estão realizando visitas a antigos sócios, convidando-os a contribuir novamente. “O custo de manunteção dos veículos está se tornando caro, por isso estamos na luta, atrás de novos contribuintes”, concluiu o presidente. Mohr convida as demais pessoas da comunidade a participar do clube. “Qualquer cidadão ou empresa pode contribuir com qualquer valor, que pode ser feito em débito em conta corrente ou doação de combustivel nos postos”, diz. A próxima reunião do clube está programada para este mês de outubro, em data a ser definida, na cabana da BM.
DIRETORIA - Presidente: Ruben Mohr; Vice - presidente: Percival Freitas; Secretário: Nelson Ritzel; Segundo secretário: Milton Menezes; Tesoureiro: Osmar Jorge Hoeltz; Segundo tesoureiro: Luiz da Rosa Gomes; Conselho Fiscal: René Karnopp, Alexandre Schmachtenberg, Silvio Richardt, Gilnei Souza, Hilton Ellwanger e Ruy Kellerman; Diretor social de eventos: Marcos Escobar; Coordenação Social: Rosani Maria Moura.